Professores municipais recebem formação em programas de Alfabetização

Professores de 120 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trabalham com projetos do Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciaram nesta segunda-feira, 6, a primeira formação de 2017 nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”. O treinamento seguirá até quinta-feira, 9, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), e alcançará, ao todo, 180 servidores.

Os projetos atuam na alfabetização dos alunos em distorção idade/ano e aceleração do conhecimento dos estudantes. O objetivo é orientar os profissionais acerca da metodologia dos programas, o uso do Sistema Ayrton Senna de Informação (Siasi) e também apresentar o novo livro que será utilizado. A partir deste ano o conteúdo conta com a adição das disciplinas matemática e educação ambiental.

De acordo com a Coordenadora do IAS na Semed, Neuza Viana, mais de 4,5 mil estudantes serão atendidos nos programas. A formação, segundo ela, é essencial para que os professores cumpram todas as atividades propostas no calendário. “Houve uma modernização para a melhoria da aprendizagem. Eles (professores) estão recebendo informações de como utilizar esses livros, como cumprir o cronograma de aula e também a questão dos dados que precisam ser lançados no Siasi”, afirmou.

A professora Jucilene Rolim, que atua no “Se Liga” e “Acelera” na Escola Municipal Carlos Santos, no Km 25 da Rodovia AM-010 e leciona para 40 alunos, conta que desde o início das atividades dos programas é perceptível o avanço dos estudantes.

“O programa traz um suporte muito grande de material e de pessoal. Essas formações são imprescindíveis e nós vemos isso na evolução dos alunos a cada ano que passa. Todo o estudo que fazemos e as orientações do passo a passo dá certo na sala de aula”, comentou a educadora.

Formadores da Semed

Pela primeira vez a formação não será feita apenas por técnicos do IAS. Neste ano, três professores da Semed serão formadores de seus colegas. Eles se destacaram nas atividades do ano passado e foram convocados.

TEXTO: Thiago Botelho / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054