Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic

Professores da rede pública municipal, que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) receberam na manhã desta terça-feira, 21, o certificado de formação do programa. A cerimonia aconteceu no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Foram certificados 733 professores alfabetizadores que passaram por um processo de formação de três anos, e foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Ufam.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que o programa é mais uma maneira de valorizar e fortalecer os professores em busca de uma educação pública de qualidade. “Hoje, essa formação tem sido um diferencial dentro da sala de aula e isso nos anima muito. Eles receberam formação para aplicar na educação das crianças”, enfatizou.

No primeiro ano do programa os professores receberam formação em língua portuguesa que, segundo a secretária, ainda é a área que mais necessita de atenção dentro do processo de alfabetização e letramento dos alunos. Já no segundo ano, eles receberam formação no ensino da matemática e no terceiro em ciências naturais e ciências humanas.

De acordo com a coordenadora do Pnaic na Semed, Maísa Araújo Amorim, até o final do mês de agosto outros 2 mil professores, que concluíram uma das três etapas do programa também serão certificados. Ainda em agosto, inicia uma nova formação do programa para professores indicados pelas escolas onde atuam.

Entre os professores certificados estava o professor João da Mata Cardoso da Silva, da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, no bairro Tancredo Neves. Há 12 anos, é professor em turmas do 2º ao 9º ano, e acredita que esse tipo de formação traz um novo ânimo aos profissionais. “O fazer educação é diário e eu sempre digo aos meus alunos que nós nunca paramos de aprender. Esse certificado veio nos dar um ânimo a mais, para que continuemos nosso trabalho”, .

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Rodemarques Abreu/ Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054