Notícias

Professores da rede municipal contarão com Gerador de Simulados para preparar alunos à Prova Brasil

Para auxiliar e dinamizar o trabalho pedagógico em sala de aula, a partir deste mês, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá disponibilizar o Gerador de Simulados para a Prova Brasil. O conteúdo, destinado a professores do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, estará disponível no site www.naescola.net.br. O gerador foi desenvolvido por uma formadora da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

 

A Prova Brasil, que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), acontecerá em novembro deste ano e será feita por alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental.

 

Na última nota do Ideb, as escolas da rede pública municipal de Manaus tiveram o maior crescimento percentual do País, alcançando a nota de 4,3 nos Anos Finais (6° ao 9° ano do Ensino Fundamental).

 

O resultado foi superior à meta de 3,8 determinada pelo MEC para a capital amazonense. A projeção do Ministério era que a rede municipal alcançasse esse resultado apenas em 2019. Em relação aos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), as escolas municipais também tiveram um resultado expressivo, com nota de 5,4 e o terceiro maior crescimento percentual do País.

 

O resultado é superior à meta (4,9) do MEC para o município e próxima a projetada para 2019 (5,5). Neste ano, a expectativa é crescer em 15% nas notas, conforme foi ressaltado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto durante a abertura do Ano Letivo 2017, em fevereiro.

 

Para permitir o acesso dos educadores ao site, o GTE utilizou o cadastro de dados dos professores, pedagogos, assessores e gerentes das Divisões Distritais Zonais (DDZs) registrados no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam).

 

Para facilitar o trabalho pedagógico, os professores podem acessar o gerador de qualquer computador, bem como, celulares, notebooks e tablets. Ao acessar, o educador encontra as opções das séries, nível de dificuldade, quantidade de questões (7, 10, 20 e 22) e o cartão-resposta das questões.

 

Segundo a gerente do GTE da Semed, Aldemira Câmara, o professor pode clicar até 27 vezes seguidas em qualquer disciplina, com diferentes provas disponíveis nas disciplinas de  português e matemática. Para ela, é um instrumento que vai ajudar muito o professor na preparação dos alunos.

 

“É algo que o educador vai utilizar no ano de Prova Brasil e auxiliará os alunos na resolução e análise das questões das provas”, concluiu, ao destacar, ainda, que cada disciplina pode ter um total de 100 provas diferentes no sistema.

 

Como surgiu o simulador

A ideia do Gerador de Simulados teve início com a professora Rosiele Biá Guimarães, quando ela dava aulas na Escola Municipal Themístocles Gadelha, Jorge Teixeira, e teve continuidade na Escola Municipal Francisca Mendes, São José, ambas na zona Leste, ao ver a necessidade de fazer um trabalho, com os alunos, voltado para a Prova Brasil. De acordo com ela, após baixar diversas questões na internet, ela e outro professor da escola resolveram criar um Gerador de Simulados para facilitar o trabalho como um todo.

 

“O educador pode acessar rapidamente o site e gerar infinitas provas totalmente diferentes, sem a preocupação de repetir questões, pois o sistema está programado para não ser a mesma prova. A cada vez que é gerada, a prova vem diferente. Tudo foi pensado a partir da realidade de cada professor”, exemplifica.

 

No site também é possível encontrar simulados para alunos do 3º ano e, assim prepará-los com antecedência para a prova da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que ocorrerá em 2018.

 

As questões, para os alunos do 9º ano disponíveis no Gerador de Simulados, foram desenvolvidas com o auxílio de professores das áreas de Português, Matemática e Ciências, da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse