Processo eleitoral para Conselhos Locais de Saúde será finalizado com eleição no Posto de Cuieiras

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) encerram nesta quinta-feira, 16, o processo eleitoral para a composição de 77 Conselhos Locais de Saúde (CLSs). As eleições tiveram início no dia 6 de fevereiro com eleição nas zonas Sul, Centro Sul e Norte, seguindo para as zonas Rural Terrestre, Leste, Oeste e Centro-Oeste. O encerramento acontece na zona Fluvial, com a eleição para o Posto de Saúde Rural de Cuieiras, rio Negro.

A meta do CMS é compor 20 novos Conselhos Locais de Saúde, além dos 57 que já estão implantados em Manaus, com representação válida para 2017-2020. Cada Conselho Local representa uma Unidade de Saúde.

Os CLSs são compostos por 50% de conselheiros representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% representantes de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo o objetivo de propor soluções e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos nas Unidades de Saúde que representam.

A eleição para usuários envolve candidatos que devem pertencer a um grupo social legalmente constituído, como associações de moradores, igrejas, Conselho Escolar e clubes de mães. “Os representantes de usuários são eleitos através do voto de usuários, trabalhadores de saúde são eleitos por trabalhadores e os representantes de gestores são nomeados por indicação”, lembra o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Após a finalização das eleições, a Comissão Especial de Coordenação do Processo Eleitoral vai finalizar a elaboração de relatório com os resultados da eleição, que será apresentado para a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, seguindo depois para apresentação na plenária da entidade. A previsão é que a nomeação dos novos conselheiros aconteça até o final de março com a publicação no Diário Oficial do Município.

Texto: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315