Notícias

Primeiro Festival da Cultura Popular presta homenagem ao prefeito de Manaus

Com apresentações de grupos de dança folclóricas, quadrilhas juninas, cirandas, boi-bumbás, entre outros, o I Festival da Cultura Popular segue durante todo o fim de semana no parque Ponte dos Bilhares, na Chapada, zona Centro-Oeste. No sábado, 15/5, integrantes das agremiações representadas pelo Grupo de Acesso Oficial da Cultura Popular (Gao) irão prestar uma homenagem ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a partir das 20h. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

 

 

Um dos coordenadores do GAO, o conselheiro de Cultura Popular no Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Dudson Carvalho, explica que a ideia da homenagem partiu dos próprios grupos, tais como escolas de samba e grupos folclóricos. “Estamos reconhecendo o trabalho da Prefeitura de Manaus no sentido da manutenção de todo esse movimento cultural que, lá atrás, vivia uma crise sem precedentes e quem nos segurou foi a política cultural firme e bem-planejada do município. Sem esse apoio, não teríamos tido festival nem Carnaval”, afirmou.

 

Segundo Dudson, uma placa de agradecimento será entregue ao prefeito Arthur Neto. “Será a forma de dizermos muito obrigado e que também estamos, aqui, firmes para encarar os novos momentos, de projetos culturais e de implementação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, outro grande avanço aprovado pela gestão do prefeito”, observou. A cultura popular, conforme Dudson, vive um novo momento. “Prova disso é o Festival da Cultura Popular”, citou. O evento recebe o apoio estrutural da Fundação Municipal Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Concultura.

 

Iniciadas na quarta-feira, 12, as apresentações estão sendo realizadas na praça da Fogueira, na segunda etapa do parque dos Bilhares, com acesso pela avenida Constantino Nery, das 18h às 22h. No total, 25 grupos participantes participam da programação. A praça de alimentação com as barracas de comidas típicas é outra atração do festival, começando a funcionar a partir das 16h.

 

Neste sábado e domingo, estarão se apresentando Boi-Bumbá Branquinho, quadrilhas Brotinho do Amanhã, Brotinhos de Petrópolis e Marupiara de Petrópolis, Ciranda Brotinho do Coroado, Boi Galante e Reino Unido da Liberdade.

 

O evento conta, ainda, com o apoio da Ciclopatrulha da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

 

De acordo com o titular da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a realização do festival acontece num momento de retomada das atividades de lazer e entretenimento do parque. “Estamos recebendo o Festival da Cultura Popular com muita satisfação e a certeza de estarmos contribuindo para a valorização das manifestações culturais locais prestigiadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e resgatando a tradição de grandes eventos no parque Ponte dos Bilhares”, finalizou.

 

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas

Foto – Nathalie Brasil / Semcom

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse