Primeira edição do ano do Arte Comunidade encanta crianças
Dedicado a levar entretenimento, valores e inclusão por meio da cultura, a Prefeitura de Manaus realizou a primeira edição deste ano do projeto “Arte Comunidade”. O evento reuniu nesta quinta-feira, 11/4, crianças atendidas no Centro de Formação Vida Alegre, Vila da Prata, e também moradoras dos bairros Compensa 1 e 2, São Raimundo, Santo Antônio e Glória, bairros da zona Oeste. Essa é uma proposta do Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), por meio do parque Cidade da Criança.
Ao todo, mais de cem crianças participaram da ação. Elas assistiram às histórias cantadas “O Rato” e “A Galinha da Angola”, ambas encenadas pelos recreadores do parque Cidade da Criança. Aluna do 1º ano do ensino fundamental da escola estadual Irmã Adonai Politi, Rebeca Nunes Gama, 6 anos, disse ter gostado das duas apresentações, mas ter amado mais a do “O Rato”. “Foi muito bom ver o teatrinho junto com os meus amigos. Gostei da Galinha da Angola, mas a do Rato foi muito, muito legal. Foi divertida. Agora quero conhecer o parque Cidade da Criança”, declarou.
Para a diretora do Centro de Formação Vida Alegre, Valda Cordeiro de Matos Barros, o local disponibiliza natação, reforço escolar, ballet, hidroginástica, canto, dança, alongamento, aeróbica e zumba para 40 famílias, aproximadamente 300 pessoas, sendo 150 crianças e adolescentes – com idades entre 5 e 17 anos. Ainda segundo ela, a iniciativa do Fundo Manaus Solidária foi tão boa que eles gostariam de ter atividades como o Arte Comunidade ao menos uma vez a cada semestre.
“As crianças são muito participativas, cantam, dançam. Elas gostam muito dessas atividades, mas as famílias têm dificuldades e às vezes nem é financeira, porque de ônibus qualquer um vai, mas há a dificuldade de a família se reunir e sair com elas e vindo até a escola, para elas, é muito bom. Para mim foi muito gratificante ver a alegria delas. Agradeço muito à equipe de vocês por ter vindo aqui com a gente”, afirmou.
Chapeuzinho amarelo
À tarde foi a vez das crianças assistirem à pré-estreia da peça “Chapeuzinho amarelo”, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, Compensa. A peça que será encenada no Teatro Manauara, no próximo dia 20, às 17h, é inspirada na obra de Chico Buarque de Hollanda e conta a história de uma garotinha que tinha medo de tudo, mas ao se deparar frente a frente com o Lobo, ela ganha força e vence seus medos.
Pedagoga, Ingrid Juliana, 23, levou o filho Julian Elias, 3, e a irmã Ayla Mirela, 2, para assistir ao musical e os pequenos eram os mais empolgados com a apresentação. A animação se justifica, disse Ingrid, porque praticamente todas as noites eles escutam a história da “Chapeuzinho Amarelo” antes de dormir. E festejam, sobretudo, na hora em que o lobo se transforma em bolo.
“Achei muito interessante este evento porque nos traz uma história de Chico Buarque que foi feita em 1970, e isso é muito importante para a nossa literatura infantil. Eu, como educadora, me sinto muito feliz que as crianças venham participar e vejam esse espetáculo. Eu só tenho a agradecer a toda produção do evento, foi maravilhoso”, resumiu.
Representando a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, adiantou que assim como no ano passado, neste ano também é desejo da presidente e do prefeito Arthur Virgílio Neto que sejam realizadas ao menos oito edições do Arte Comunidade.
“Os locais e a programação ainda estão sendo levantados, mas nossa presidente deseja que façamos ao menos oito apresentações neste ano também. O Arte Comunidade tem sido uma experiência muito marcante e positiva porque essas crianças não têm muitas opções culturais e nós acreditamos que a cultura também é uma ferramenta de inclusão social e lhes proporcionar isso é fazer com que essas crianças participem da sociedade como cidadãs”, pontuou.
— — —
Texto: Michele Gouvêa / Fundo Manaus Solidária
Fotos: Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária
Nathalie Brasil / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmCo7NYc
https://flic.kr/s/aHsmbuUGK8 e https://flic.kr/s/aHsmbuTbqH
Notícias relacionadas

Terceira edição do Passo a Paço reúne 64 mil pessoas no Centro Histórico da cidade

Chef francês conquista público no Passo a Paço com culinária ao vivo

Edital de Audiovisual aberto até dia 11 de janeiro

Projeto “Papo por frame” realiza oficinas para músicos, produtores e videomakers

Studio House 137 lança almanaque sobre zumbis no Paço da Liberdade

Prazo para entrega de propostas do Edital de audiovisual termina nesta quarta-feira, 11

Projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura será entregue à Câmara no próximo dia 1°

Concultura realiza primeira reunião de 2017

Apoio ao Desfile de Carnaval 2017 atende exigências do Marco Regulatório

Praça 14 de janeiro celebra 132 anos

Autor amazonense retrata em livro a política no Brasil dos anos 30 ao Golpe Militar

Manauscult divulga resultado final de apoio a bandas e blocos de rua para o Carnaval 2017

Mercado Municipal Adolpho Lisboa é tema da Série ‘Mercados’ da TV Brasil

Projeto ‘Artes em 14’ promove mostra de filmes no Espaço das Cias

Projeto “Roda na Praça” promove show de palhaços em Manaus

Músico Ygor Saunier promove oficina de partitura gratuita em Manaus

Com artistas, prefeito Arthur Neto entrega Projeto de Lei de Incentivo à Cultura na CMM nesta sexta-feira

Monólogo ‘Bicho Doido’ estreia nesta quinta no Café Teatro

Lei Municipal poderá captar até R$ 10 mi anuais para fomento da classe artística

Café Teatro recebe Workshop de Bateria ministrado por ex-Oficina G3 Johnny Mazza

Show instrumental trabalha a memória afetiva através de acordes e sonoridades

Prefeitura dá início à reforma de casas que carregam história do período colonial de Manaus

Prefeitura lança Caravana da Cidadania Ambiental nas escolas municipais

Tramitação de projetos de incentivo à Cultura será retomada pela Câmara esta semana

Miss Amazonas Plus Size acontece nesta sexta-feira no Café Teatro

Escola da Cidade Nova recebe atividade de educação para o trânsito

Ação de Cidadania comemora Dia Internacional da Mulher na zona Leste

Programa de artes realiza mesa de conversa, nesta segunda-feira, no Ifam

Café Teatro recebe semifinal do Concurso Miss Plus Size

LGBT Folia marca o encerramento do Carnaval de rua 2017 em Manaus