Primeira-dama adere à campanha ‘Bryan: Um sonho de caminhar’

Com a expectativa de que em março seja aprovada a lei que institui o Fundo Municipal de Promoção Social, a primeira-dama do Município, Elisabeth Valeiko, deu início às primeiras ações solidárias. Nesta segunda-feira, 13, ela aderiu à campanha virtual “Bryan: Um sonho de caminhar”, que busca arrecadar a quantia de R$ 150 mil para que o menino Bryan Rodrigues de Souza, de 10 anos, possa viajar para a Tailândia em busca do transplante de célula-tronco.

A primeira-dama fez a entrega de vários brindes de utilidade doméstica, que foram doados pelos secretários municipais e serão sorteados em um bingo. O valor garantido com a ação se somará aos R$ 10 mil já arrecadados pelos familiares do garoto para cobrir as despejas da viagem.

“Tomamos conhecimento desse caso por meio do gabinete do prefeito Arthur Virgílio Neto e decidimos abraçar a causa. Agradeço o empenho de todos os secretários e para mim é uma felicidade muito grande poder estar em uma posição em que o sentimento de solidariedade pode ser levado para tantas pessoas. Hoje conheci o Bryan e ele meu deu muito mais em troca do que o pouco que pude oferecer”, disse Elisabeth.

Bryan sofre de mielomeningocele, tipo mais grave de espinha bífida, doença em que os ossos da coluna vertebral não se desenvolvem adequadamente durante a gestação, causando o aparecimento de uma bolsa nas costas do bebê que contém a medula, nervos e líquido cefalorraquidiano.

Segundo a mãe do menino, Dayana Matos Rodrigues, 28, o filho não possui sensibilidade da cintura para baixo e a musculatura dos membros inferiores também é atrofiada, quadro clínico que o impossibilita de andar. Bryan conseguiu uma vaga no hospital Better Being Hospital (BBH), que trabalha em parceria com a equipe da Beike Biotechnology no transplante de células-tronco.

“Iniciamos a campanha em fevereiro do ano passado, mas não conseguimos avançar muito. O transplante vai ajudar, justamente, no desenvolvimento das pernas dele. Estamos muito confiantes agora que conseguiremos realizar a cirurgia e um dia poderemos ver o Bryan em pé”, comentou Daiana.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, o Fundo Municipal de Promoção Social virá para suprir a prefeitura em situações que a própria legislação impõe limites. “Fico muito feliz em ver que ações começam a se concretizar e que o Fundo virá para ajudar ainda mais pessoas. O Bryan é só o começo do nosso sonho!”, afirmou.

Também presente na entrega dos donativos, o vice-prefeito Marcos Rotta pediu para que outras pessoas também possam fazer parte dessa história, dando sua contribuição voluntária. “Queremos sensibilizar um número maior de pessoas em prol desse pequeno guerreiro. Peço para aquelas que puderem contribuir com a realização desse sonho, que busquem mais informações na página do Facebook ‘Bryan: Um sonho de caminhar’. A solidariedade não tem preço”, concluiu.

TEXTO: Alita Falcão / Semcom

FOTOS: Alex Pazuello / Semcom