Notícias

Previdência investe em auditoria interna

A Manaus Previdência está investindo no aprimoramento da auditoria interna da instituição. Servidores que atuam na área iniciaram nesta terça-feira, 21/11, curso sobre Procedimentos da Controladoria Interna no Âmbito do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A atividade termina na quinta-feira, 23/11, e conta com participação de servidores da Subsecretaria de Controle Interno (Subci), da previdência estadual (Amazonprev) e da previdência do município de Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus.

 

Nesta terça-feira, o tema foi cálculo atuarial, onde o especialista Gustavo Carrozino abordou a compreensão do cálculo e o controle da sua consistência e aplicação, verificando se os valores que foram calculados de custo normal foram suficientes para pagar as despesas com a execução daquele ano. “O objetivo é passar os instrumentos e as técnicas necessárias para que os controladores possam fazer esse processo, verificando se o cálculo apresentou resultados razoáveis ou não”, explicou.

 

A abordagem sobre o cálculo atuarial continua na manhã desta quarta-feira. À tarde, será a vez do administrador Pedro Antônio Moreira abordar outras áreas, como a contábil, de benefícios, de investimentos e previdenciária. “Existe uma série de trabalhos que devem ser desenvolvidos pelos controladores internos, objetivando a regularidade e a prevenção dos fatos que acontecem dentro de um RPPS”, disse Moreira.

 

Texto: Kamila Cavalcante / Manaus Previdência

Foto: Luiza Parente / Manaus Previdência

Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: (92) 3186-8029

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse