Previdência de Manaus recebe prêmio de gestão no Prêmio Qualidade Amazonas da Fieam

A Prefeitura de Manaus ganhou mais um prêmio na área previdenciária. Desta vez, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) concedeu à previdência municipal o prêmio destaque na categoria “Gestão-250 pontos’’ do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA). A premiação foi realizada durante o evento “Qualishow 2017’’, na noite de quinta-feira, 23/11, no Diamond Convention Center, Ponta Negra, Zona Oeste.

“O prêmio é significativo para todos os colaboradores da Manaus Previdência, por coroar um trabalho desenvolvido a médio e longo prazo, visando a melhor governança da instituição”, destacou o diretor-presidente da autarquia, Silvino Vieira.

Segundo ele, o PQA-Fieam comprova que a previdência do município de Manaus está no caminho certo na qualidade dos serviços prestados.

“Diante disso, nos sentimos estimulados a percorrer o caminho da melhoria contínua, sempre buscando aprimorar a gestão da previdência municipal, para os seus beneficiários e toda a população de Manaus”, observou.

Responsável pelo Comitê de Gestão da autarquia municipal, a assessora técnica Márcia Assunção informou que a Manaus Previdência têm investido em ações inovadoras e na melhoria contínua dessas ações como preconiza a ISO 9001. ‘’O próximo passo é implementar as observações deixadas pelos avaliadores em 2017 e melhorar em 2018, a fim de alcançarmos um patamar mais elevado,’’ disse.

Conforme o diretor-presidente, ainda há desafios a serem vencidos. Em dezembro, a Manaus Previdência tentará obter a manutenção da ISO 9001:2008, já obtida em 2016. “É um passo importante, pois poderemos avaliar a evolução do nosso processo de qualidade,’’ destacou Vieira.

Reconhecimento

O prêmio PQA foi o segundo prêmio conquistado pela Manaus Previdência este ano, além de duas citações sobre boa governança. O primeiro prêmio foi da Associação Nacional das Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem), como primeira cidade em gestão previdenciária entre as capitais e a quarta cidade colocada entre os 5.570 municípios brasileiros.

Depois, ainda no processo de disputa do PQA, a autarquia despontou como referência nacional em boa governança, conforme a banca julgadora do prêmio. Em seguida, foi citada como referência no relatório da ‘Força-Tarefa’ instaurada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) em agosto deste ano. O estudo final, assinado pelo procurador-geral de Contas, Carlos Alberto Souza de Almeida, e divulgado em outubro, no Diário Oficial Eletrônico, apresenta a autarquia como referência em estrutura organizacional, tida como modelo a ser seguido pelas demais entidades de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Amazonas.

Conforme Vieira, a Manaus Previdência não vai se acomodar em relação às conquistas alcançadas. A instituição já está em preparação para aderir à Proposta de Modernização e Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), que comprova se a instituição segue critérios de governança corporativa voltados para a qualidade e modernização da gestão na área.

O Pró-Gestão é uma proposta de certificação dos RPPS criada por um grupo de trabalho no âmbito do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), entidade associativa civil, sem fins lucrativos, composta por representantes de órgãos ou entidades responsáveis pela gestão dos RPPS da União (Ministério da Previdência Social), dos Estados e do Distrito Federal. Os municípios são representados por aqueles que, em cada região, apresentam os maiores regimes próprios, em número de filiados. A Manaus Previdência tem assento no Conaprev por ser o maior RPPS da região Norte.

Em cinco anos de atuação austera e equilibrada, a Previdência de Manaus acumulou conquistas na sua missão de garantir o equilíbrio financeiro e atuarial da instituição. São números positivos em todos os campos: desde a alteração na natureza jurídica, passando pelo ineditismo de um acompanhamento mensal do equilíbrio atuarial, da realização de concurso público e de um censo previdenciário, culminando numa evolução da carteira de investimento que fechou o mês de outubro de 2017 com R$ 920.134.180,87, representando aumento de 99,63% sob a atual gestão.

É um resultado significativo em um período de sucessivas crises no país, incluindo a do setor previdenciário, que atingiu seu auge em 2016, quando Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de alguns Estados e municípios chegaram a atrasar o pagamento e até parcelar o 13 º salário de aposentadorias e pensões.

Sobre o PQA

O Programa Qualidade Amazonas é um programa estadual para Qualidade, Produtividade e Competitividade, que vem a mais de 20 anos disseminando métodos e ferramentas de qualidade e modelos sistêmicos de gestão. Em 2006, a Manaus Previdência ganhou o Troféu Bronze no PQA. Este ano, a autarquia participou na modalidade de Gestão com base no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP 250 pontos, alcançando o prêmio destaque entre 31 instituições concorrentes.

O PQA tem servido como indicador do nível de excelência das organizações privadas e públicas. Também busca promover a utilização de ferramentas da qualidade e de metodologias para avaliação da gestão organizacional dos setores privado e público e dar reconhecimento aos colaboradores que apresentem contribuições significativas para a melhoria da qualidade e aumento da produtividade das organizações.

Texto: Kamila Cavalcante / Manaus Previdência

Foto: Divulgação / Manaus Previidência