Prefeitura vai promover atenção psicossocial ao servidor com sistema integrado

A Prefeitura de Manaus prepara a implantação de um sistema integrado de atenção psicossocial aos servidores, numa rede da qual participarão todos os órgãos municipais. A proposta foi debatida no 2º Seminário Sistêmico de Atenção Psicossocial ao Servidor Público, nesta quarta, 27, e quinta-feira, 28/09, que reuniu assistentes sociais, psicólogos e profissionais de recursos humanos do Município.

Os parâmetros da rede municipal são baseados na experiência do Subsistema de Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do governo federal. Sua implantação vai de encontro às exigências do eSocial,  sistema nacional que vai unificar o envio de informações referente aos trabalhadores, como uma folha de pagamento digital, e entra em vigência no país em 2018.

A plataforma do eSocial prevê o controle de políticas de gestão de pessoas e atenção psicossocial alinhadas às normas reguladoras de segurança do trabalho, a NR nº 15, de atividades e operações insalubres, a NR nº 16, de periculosidade, e a NR nº 17, de ergonomia no ambiente de trabalho.

A proposta de implantação da rede é uma das prioridades de gestão e está entre as ações do Planejamento Estratégico Manaus 2030 visando à promoção de qualidade de vida aos funcionários públicos e bem-estar no ambiente de trabalho, conforme destacou a titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Luiza Bessa Rebelo.

“Estamos aqui para discutir a possibilidade da implantação desse subsistema no Município e contamos com a colaboração de todos da área. Pois precisamos ter um programa na Prefeitura de Manaus que valorize o servidor e esse sistema de serviço de assistência social é um desses programas, mas estamos trabalhando em várias frentes”, comentou.

A assistente social forense do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Silvânia Queiroz, que foi mediadora da mesa-redonda sobre as possibilidades de implantação do sistema, explicou que a inserção do projeto demonstra um avanço significativo para a Prefeitura de Manaus, já que é um procedimento que está sendo utilizado em todo o país.

“A política em si e o próprio subsistema enquanto instrumento de gestão para atenção à saúde do servidor é extremamente importante, e o Siass é um parâmetro que está sendo implantado em vários locais e sendo bem recebido. A categoria do servidor ganha muito por legitimar essa necessidade de demanda que tem crescido nas secretarias”, observou.

Siass
O Siass é um programa criado pelo Governo Federal que tem como objetivo integrar as ações e programas nas áreas de assistência à saúde dos servidores. O sistema foi estabelecido pelas necessidades de responder ações relacionadas à segurança do trabalhador.

Fotos: Divulgação / Semad

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskoWxeP3

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad): (92) 3215-3442