Prefeitura vai oferecer consultoria de mercado gratuita a associações de catadores

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), vai oferecer consultoria de mercado gratuita a associações e outras entidades cadastradas no município que atuam na coleta e industrialização de resíduos recicláveis para a comercialização de produtos. A ação está prevista no Plano Municipal de Resíduos Sólidos (Lei 1.349/2010), que prevê o fomento e apoio a iniciativas que contribuem para a reciclagem e redução da geração de lixo.

O projeto de empreendedorismo nas associações vai beneficiar cerca de 400 famílias que trabalham em 17 associações de produtos recicláveis em Manaus e dividem sete galpões viabilizados pelo município desde 2014. A iniciativa pretende ampliar o mercado para essas associações, aumentando a renda das famílias e gerando novos postos de trabalho na cidade.

“Embora o segmento (associações) tenha características de Economia Solidária, ele possui grande potencial competitivo na geração de renda e criação de postos de trabalho que podem contribuir significativamente para a economia local”, apontou a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho.

Profissionalização

O ingresso da Semtrad no apoio às associações de resíduos recicláveis ocorreu a pedido da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), durante uma reunião realizada na última quarta-feira, 18, com o subsecretário de Gestão da pasta, Eisenhower Campos, na sede da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), no bairro Armando Mendes, zona lesta da cidade.

“Decidimos chamar a Semtrad para acompanhar essas entidades com o objetivo de profissionalizá-las, por meio de ações de empreendedorismo, e a Arpa receberá o projeto piloto. Esperamos com isso, abrir novos mercados para esses empreendimentos e contribuir para a renda de dezenas de famílias”, disse Campos.

Atualmente, a Arpa já atua na comercialização de sacos plásticos 100% recicláveis. “Observamos que assim como a Arpa, outras associações de produtos recicláveis estão localizadas no Distrito Industrial, local onde recebem matéria prima em grande escala e possuem clientes interessados em comprar o produto final”, apontou Ananda Carvalho.

Ela disse que a consultoria de mercado da Semtrad concedida às associações será norteada por quatro principais ações: orientação financeira, gestão sustentável, elaboração da identidade visual e, por fim, o acesso ao mercado. Os recursos utilizados no projeto serão oriundos de emendas parlamentares voltadas especificamente para ações de Empreendedorismo.

“A proposta é garantir que essas entidades tornem-se futuramente empresas sustentáveis financeiramente, fechando contratos com clientes e garantindo a perenidade de seus empreendimentos”, concluiu a secretária da Semtrad.