Notícias

Prefeitura vai montar plano de ação para o bairro Nova Vitória

A Prefeitura de Manaus irá montar um plano de ação no bairro Nova Vitória, na zona Leste, para amenizar os prejuízos causados pela chuva. Em visita na manhã de sábado, 14, à comunidade, o prefeito em exercício, Marcos Rotta, verificou in loco a situação dos moradores e afirmou que a prefeitura fará um amplo estudo técnico da área, o qual deverá nortear as ações em prol da população.

 

“O prefeito Arthur determinou que fosse montada uma força-tarefa para avaliar a situação e ouvir as reivindicações dos moradores do Nova Vitória. Com o apoio de secretarias, será feito um estudo aprofundado do local para viabilizar a melhoria da vida dessas pessoas. Embora a área seja de litígio – parte pertence ao governo federal e outra é de propriedade privada – a prefeitura fará tudo que estiver nos limites da legalidade para ajudar e retirar os moradores das áreas de risco”, explicou Rotta, ao comentar que todo o trabalho para resolver os problemas será realizado com cautela, sem gerar falsas expectativas.

 

Apontada com uma das áreas mais afetadas com alagamentos e desmoronamentos, o Nova Vitória recebeu a visita da força-tarefa formada pelo prefeito em exercício e de secretários e técnicos das secretarias municipais de Assistência Social da Mulher e Direitos Humanos (Semmasdh), Infraestrutura (Seminf) e Defesa Civil.

 

Na avaliação de Rotta, é necessário ouvir os moradores e dotar essa área com o mínimo de segurança possível, por isso a prefeitura se fez presente no local para avaliar tudo que pode ser feito dentro das limitações do município. “Não estamos aqui vendendo ilusão. Estamos aqui hoje com muito respeito a essas famílias e muita responsabilidade, mas ciente do papel de fazer aquilo que estiver ao alcance da prefeitura e dentro da legalidade”, completou o prefeito em exercício.

 

Entre os moradores ouvidos pela força-tarefa está a dona de casa Luzinéia dos Santos Rodrigues. Moradora do Nova Vitória há sete anos, ela lamentou os últimos acontecimentos, mas disse que não pretende deixar o local. “Moro aqui há sete anos, estou construindo uma casa para os meus dois filhos e não quero mudar. Peço que o prefeito nos ajude e transforme essa nossa triste realidade em uma vida melhor. Esperamos que vocês façam algo por nós”, declarou.

 

Ações no Nova Vitória

Entre as ações emergenciais a serem implementadas pela prefeitura, a Seminf fará a reestruturação de pontes danificadas, localizadas na rua Abraão, além de fazer uma revisão em toda a rede de drenagem profunda da área, que atingirá até a rua Palmeira do Miriti. “É um serviço emergencial que irá evitar que novas chuvas prejudiquem as centenas de famílias que residem naquela área. Na próxima semana, nossas equipes já estarão no local atuando”, disse o subsecretário de Serviços Básicos do órgão, Antônio Peixoto.

 

Cadastramento

Do total de famílias prejudicadas no bairro Nova Vitória, nove se recusaram a sair do local e não aceitaram o Auxílio Aluguel disponibilizado pela Prefeitura de Manaus. Todos assinaram um termo, onde reconhecem o risco. Apesar disso, receberam os benefícios eventuais como cestas básicas, colchões e lençóis.

 

Na última sexta, 13, subiu para 96 o número de famílias atendidas pelo Auxílio Aluguel. Todas são vítimas da chuva que castigou a cidade de Manaus no dia 27 de dezembro do ano passado, quando quatro pessoas morreram em um desmoronamento de barranco no Nova Vitória. A partir do cadastramento, são necessários pelo menos dez dias para que a ordem de pagamento esteja disponível. O trâmite é da própria instituição financeira que fará o pagamento.

 

“No primeiro momento, a Defesa Civil avaliou que as residências de 88 famílias estavam comprometidas. Então, todos foram cadastrados e inseridos no aluguel. A partir de novas avaliações, foi detectada a necessidade de mais pessoas serem beneficiadas. Essas famílias irão compor um cadastro do plano habitacional do município e, a partir das avaliações, pode ser que sejam contempladas com moradia”, afirmou o titular da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskM4CxGK

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse