Prefeitura soluciona rompimento de drenagem causado por ligações clandestinas

Os trabalhos de reconstrução da rede de drenagem da avenida João Valério, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, iniciados na tarde de ontem, 25/1, foram finalizados pela Prefeitura de Manaus na tarde desta sexta-feira, 26/1. A via já segue liberada para tráfego de veículos. Segundo laudo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o rompimento da tubulação foi provocado por ligações de redes de esgoto clandestinas, instaladas por particulares.

“As nossas redes de drenagem que passam neste trecho estavam funcionando corretamente, porém, três tubulações domésticas irregulares se romperam e prejudicaram a drenagem da prefeitura, deixando o solo saturado e toda essa área próxima à calçada comprometida. Esse foi mais um desafio para nossa pasta, onde cumprimos a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de só deixarmos o local com o serviço feito por completo”, esclareceu o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta.

Além da troca da tubulação, a Seminf realizou o reaterro da área e, em seguida, a aplicação da massa asfáltica. Com a finalização dos trabalhos, o órgão municipal irá abrir uma investigação para responsabilizar os autores das irregularidades, assim como ocorreu da rua Pará, onde a Manaus Ambiental terá que reembolsar mais de R$ 472 mil aos cofres municipais.

“É de responsabilidade de cada morador fazer a sua fossa e sumidouro, mas nem todos têm essa consciência e, infelizmente, há os que fazem as ligações irregulares à rede municipal, ocasionando problemas como esse. Uma ação provocada por aqueles que não têm o mínimo de respeito pelo poder público”, ressaltou Rotta.

O trânsito no local já está liberado para circulação de veículos.

Texto: Isabela Siqueira / Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf

Disponível em: https://flic.kr/s/aHskB3axXF

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064