Notícias

Prefeitura reúne lideres comunitários para planejar ações

Líderes comunitários dos onze distritos rurais atendidos pela Prefeitura de Manaus estiveram, nesta segunda-feira, 15/5, na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para alinhar as novas ações que devem ocorrer nesses locais nos próximos dois meses, como um mutirão de limpeza e ações desportivas, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

 

“Reunimos os onze líderes comunitários a cada três meses para acompanhar as demandas que surgem nos distritos e para obter um retorno sobre os serviços de limpeza e a atuação dos Garis Comunitários”, lembrou o Subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

 

Ainda este mês as comunidades receberão novo mutirão de limpeza, que deverá mobilizar mais de 50 trabalhadores. “Fizemos uma operação de limpeza nesses distritos há cerca de dois meses. O objetivo é repetir o trabalho, contando com mais engajamento da população, no sentido de colocar para fora de seus terrenos todos os entulhos e lixos, para estender o período em que a comunidade fica livre de acumulo de resíduos”, explicou Rebouças.

 

A líder da comunidade Julião (localizada na RDS do Tupé), Raimunda Nonata Pereira, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos Garis Comunitários, mantido pela Prefeitura de Manaus. “A presença do Gari Comunitário vem fazendo a diferença. Até os moradores já mudaram suas atitudes com relação ao lixo”, avalia.

 

Para Pedro Simeão, representante da Comunidade Livramento (RDS-Tupé/Am), com a coleta do lixo e limpeza regulares, é possível ver a quantidade de resíduos que, hoje, deixam de ser queimados ou jogados em locais impróprios. “O que mais causa impacto é imaginar que o lixo gerado nessa comunidade, que é um volume muito alto, por ser um ponto turístico, ia todo para os rios Tarumã e Negro. É assustador pensar nisso”, ressaltou.

 

O líder da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, André Silva, também lembra os impactos causados pelo lixo nas áreas ribeirinhas. “Antes, quando não tinha essa presença da Prefeitura, os impactos ao meio ambiente eram assustadores. Espero que esse trabalho ajude ainda mais a manter nossos rios saudáveis e limpos”, disse.

 

Esporte 

 

O encontro contou com a participação do secretário da Semjel, Mário Barros, que anunciou a realização de torneios na Calha do Amazonas, devendo contemplar as comunidades rurais. “Levar mais ações de esporte para essas regiões é um desafio importante, que representa inclusão social e qualidade de vida à população ribeirinha. Essa reunião é muito oportuna uma vez que vamos precisar muito do apoio dos líderes comunitários na organização desses eventos”, comentou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse