Notícias

Prefeitura retoma financiamentos a micro e pequenos empreendedores

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) apresentou, nesta quarta-feira, 07/06, o Fundo Municipal de Fomento a Micro e Pequenas Empresas (Fumipeq) para empreendedores da Incubadora do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpa). A reunião marcou o retorno dos financiamentos do órgão municipal em Manaus.

O Fumipeq tem como missão aumentar as oportunidades de emprego, desenvolvendo o mercado por meio de apoio financeiro, dando ainda orientações técnico-educacionais para que os empreendedores alavanquem seus negócios de maneira sustentável.

A secretária executiva do órgão, Raphaela Antony, disse que o resultado foi positivo. “Apresentamos os valores do financiamento e o nosso diferencial que é a taxa de juros de no mínimo 7% a no máximo 10% ao ano, dependendo da modalidade do CNPJ”, o que torna o fundo bastante atrativo. Vimos que os empreendedores demonstraram interesse e é essa nossa intenção, fazer a economia girar”, comentou a secretária executiva.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, disse que a aproximação com incubadoras como a do Inpa é um importante passo para acelerar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. “As incubadoras têm a mesma missão que a Semtrad de fomentar o empreendedorismo. Unir essas duas forças traz muito mais resultados”, destacou.

Os limites de crédito variam entre RS 5 mil (autônomos) e R$ 20 mil para pequenas empresas. A secretaria executiva, no entanto, disse que já está em andamento projeto para ampliar esses valores.

Participaram da reunião, mais de 20 empreendedores que estão no ecossistema de inovação do Inpa, como CIDE e UniNorte Empreende. A Coordenadora de Extensão, Tecnologia e Inovação do Inpa, Noélia Falcão, disse que embora tenham 5 empresas incubadas, o Inpa quer fomentar o empreendedorismo para um campo maior de pessoas que atendam aos focos institucionais de biodiversidade, dinâmica ambiental, sociedade, ambiente e saúde e tecnologia e inovação.

Empreendedores interessados no financiamento podem procurar o Fumipeq que fica na Semtrad, na avenida Barcelos, 625, Praça 14, de 8h às 14h.

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse