Prefeitura reforça serviços de contenção de rip-rap para evitar prejuízos com a chuva

Com as chuvas, a Prefeitura de Manaus está dando celeridade às obras de contenção de rip-rap em áreas de risco. A estratégia é trabalhar preventivamente para que moradores dessas áreas não tenham grandes prejuízos no período. Somente nesta semana, bairros da zona Norte e Leste da cidade estão recebendo os serviços.

Nesta terça-feira, 7, os trabalhos foram iniciados na rua Cipó Tuíra, na comunidade João Paulo IV, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. No local foi executado o serviço de limpeza e, agora, equipes começam a trabalhar na escavação para a construção de uma base que dará a sustentação da contenção do rip-rap.

O coordenador de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na zona Leste, Airton Valdivino, explicou que a ação é preventiva e emergencial. “Estamos atuando para evitar possíveis desmoronamentos de ruas e até de casas. Com esse trabalho de  rip-rap, vamos conter essa erosão que está se formando aqui nesta via do Jorge Teixeira”, explicou.

Além da construção do rip-rap, a área também receberá uma revisão em toda a rede de drenagem, além de reconstrução da malha viária e instalação de meio-fio e sarjeta. A previsão é que os trabalhos no local ocorram durante 60 dias.

Para quem mora na região, a chegada das equipes da prefeitura veio como um alívio. No bairro há 25 anos, o comerciante Ricknelson Barreto conta que a preocupação das famílias era constante, pois a cada chuva, o buraco existente no local aumentava e a circulação de carros ficava cada vez mais comprometida.

“Era preocupante a situação aqui na nossa rua e alguns moradores ainda jogavam lixo para piorar a situação. Agora, com a chegada das equipes da prefeitura e com o trabalho concluído, vamos ter mais segurança e o fluxo de veículos voltará ao normal dando mais comodidade para todos aqui”, ressaltou.

Outras áreas

Além da zona Leste outras áreas da cidade também estão recendo nesta semana serviços de contenção de rip-rap. Na zona Norte, por exemplo, na rua 7, da comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Cidade Nova, também estão ocorrendo trabalhos. As ações também se estendem às ruas 7, no conjunto Boas Novas, no mesmo bairro, e Javali, no Cidade de Deus, além da Margarita, na comunidade Raio de Sol, no bairro Alfredo Nascimento.

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskNvXc3C

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064