Com o verão, Prefeitura reforça recapeamento noturno em grandes corredores viários

Com a largada do plano “Obras de Verão”, a Prefeitura de Manaus intensifica o recapeamento noturno nos grandes corredores viários da cidade. Desde a noite de segunda-feira, 11/6, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) são direcionadas para realizar o serviço nos corredores que necessitam de ações mais urgentes, como as avenidas Italocomi, no bairro Armando Mendes, zona Leste, e Tenente Roxana Bonessi, conhecida como via do Igarapé do Passarinho, na zona Norte.

12.06.18 Recapeamento Igarapé do Passarinho.

Além dessas, nas próximas semanas, outros grandes corredores viários começam a receber as ações de recapeamento dentro do plano “Obras de Verão”. A ideia do prefeito Arthur Virgílio Neto é reforçar o trabalho já realizado nos grandes corredores nos anos anteriores. A ação vai ocorrer paralelamente aos serviços realizados dentro dos bairros. “Vamos revirar Manaus, transformá-la em um grande canteiro de obras. Estaremos com equipes de dia e agora, também, com este reforço a noite”, destacou.

Na avenida Itacolomi, os trabalhos tiveram início com ações de fresagem da pista – que consiste na remoção de pavimentos antigos para a aplicação do novo – e, após a finalização, será aplicada a massa asfáltica.

“Nesta semana, iniciaremos os serviços de recapeamento na avenida Castelo Branco, na Cachoeirinha, e ainda este mês na Avenida  Camapuã, no Jorge Teixeira, além da Estrada da Jonasa, no Santo Agostinho, e Louro Abacate, no Monte das Oliveiras, que receberão o mesmo serviço”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar.

Todos os trabalhos serão executados no período noturno, de 21h até às 4h da manhã, para não atrapalhar o fluxo de veículos nos trechos. Equipes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estarão nos locais orientando os motoristas.

“Não é um serviço paliativo. Estamos trabalhando em toda a extensão dessas ruas, retirando o asfalto antigo para que o novo tenha durabilidade e o nivelamento adequado. Essa qualidade nas ações é a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, destacou o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Madson Lino.

Já na Avenida Roxana Bonessi, mais de seis quilômetros de via serão totalmente reconstruídos. Os trabalhos já foram iniciados no trecho entre a avenida Sumaúma e a avenida Arquiteto José Henriques, no Nova Cidade.

Alças viárias

Além desta ação, outra frente de obras foi iniciada na rotatória do Produtor, nos acessos das avenidas Autaz Mirim, Camapuã e Itaúba, para a implantação de alças viárias no local. A exemplo de outros locais de trânsito intenso, a obra irá garantir mais fluidez e segurança aos condutores.

O projeto de intervenção na Rotatória do Produtor, zona Leste, foi elaborado pela equipe do Manaustrans e a construção será executada pela Seminf, com recursos próprios do município. A previsão é que seja concluída em 60 dias.

A partir da intervenção, os motoristas que se aproximam da rotatória pelas três avenidas com a intenção de fazer o retorno não precisarão contorná-la. A manobra poderá ser feita com a utilização das alças, garantindo mais segurança no trânsito.

Texto: Isabella Siqueira / Seminf

Fotos: Diego Caja / Seminf