Prefeitura reforça obra de drenagem na zona Leste

Os serviços para implantação de redes de drenagem profunda em bairros que alagam constantemente, como o Zumbi 1, na zona Leste estão sendo intensificados pela Prefeitura de Manaus. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou a implantação de 60 metros de tubulação na rua Rezende. A previsão é que em 45 dias a obra seja entregue.

Somente neste primeiro semestre do ano mais de 13 mil metros de drenagem profunda foram implantados em toda cidade. De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, esse trabalho será percebido durante o período de chuva, pois pontos que antes alagavam não terão mais esse problema.

“A gestão do prefeito Arthur Neto tem a preocupação de executar ações duradouras e que trazem um benefício completo para população. Após concluídos, esses serviços de drenagem profunda não podem ser visto pelas pessoas, mas os benefícios serão duradouros. É essa realidade que estamos trazendo aos moradores aqui do Zumbi”, destacou.

Na rua Rezende, um trecho da via não tinha acesso para veículos e a única forma de passagem era através de um escadão. “Quando nossas equipes chegaram aqui para avaliar a situação, perceberam que era possível fazer a extensão da rua e, ao invés de recuperarmos a escada, construímos o restante da rua”, explicou Rotta.

No local foram instalados 60 metros de nova tubulação que dará vazão correta às águas pluviais, além da implantação de aterro, meio-fio e asfalto. Uma contenção de rip-rap também está sendo feita nas laterais da via para dar conter deslize de terras.

Comerciantes da área agradeceram a obra e destacaram que os serviços irão melhorar a movimentação no local. “Quando recebíamos mercadorias o entregador nunca queria descer até a nossa porta. Agora os caminhões poderão chegar até aqui”, comemorou o morador Davi Matias.

Ações contínuas

Além da rua Rezende, as equipes da secretaria também estão atuando na rua São Francisco, no bairro Tancredo Neves com a instalação de um rip-rap em um igarapé da área. Uma drenagem profunda também está sendo finalizada no Beco Doutora Iolanda, no Zumbi, que irá melhorar o acesso dos moradores no local, além de evitar alagamentos.

Texto: Isabella Siqueira/Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf