Notícias

Prefeitura reforça a economia nas contas públicas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), deu início, nesta sexta-feira, 1/3, a uma série de treinamentos para o acompanhamento das medições de consumo de água e energia elétrica nos órgãos da administração municipal.

 

Prefeitura reforça a economia nas contas públicas

 

De acordo com o secretário da Semad, Lucas Bandiera, a medida visa eliminar desperdícios e promover consumo consciente nas unidades da Prefeitura, atendendo determinação do prefeito Arthur Neto. “As contas de água e energia da Prefeitura de Manaus são uma só, temos apenas um contrato para cada serviço, por meio da Central de Serviços Compartilhados (CSC) gerenciada pela Semad, sendo um papel de cada um o uso racional e econômico”, destaca.

 

Sob coordenação da Semad, cada secretaria recebe uma cota mensal de consumo em consonância com o planejamento orçamentário, cabendo às demais secretarias a responsabilidade no controle de utilização.

 

Com apoio técnico das concessionárias de água e energia, servidores passaram por treinamento para o controle diário do consumo, permitindo detectar e solucionar com antecedência, problemas que possam impactar no consumo. “Com a implantação de uma rotina diária de coleta de medições, problemas como vazamentos, por exemplo, podem ser resolvidos antes de a conta fechar”, explica Bandiera.

 

Os treinamentos devem ser realizados em todas as secretarias até o fim do mês de março, capacitando servidores para o controle de consumo das contas públicas municipais.

 

Centralização

 

Anunciado em dezembro do ano passado, o CSC atende às diretrizes do Planejamento Estratégico Manaus 2030, com o objetivo de promover eficiência em gestão e redução em gastos públicos, a partir da centralização, na Semad, da gestão de todos os serviços de natureza comum às secretarias municipais.

 

Na prática, ao molde do que já vem sendo feito na gestão dos contratos de contas públicas de água, energia, telefonia móvel e fixa, e combustíveis, outros serviços que são comuns para toda a Prefeitura, mas que antes tinham um contrato para cada secretaria, passarão a ter gestão de apenas um contrato concentrado na Semad.

 

Segundo Bandiera, a Semad, como órgão centralizador, pode padronizar e normatizar os serviços comuns aos demais órgãos. Serviços de limpeza e conservação, outsourcing de impressão, manutenção predial e transportes serão os primeiros novos contratos a serem centralizados.

— — —

 

Texto: Hariele Quara / Semad

Foto: Adrisa de Góes / Semad

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse