Notícias

Prefeitura realiza teatro lúdico para ensinar crianças sobre noções de cidadania no transporte

O teatro lúdico “Conduzindo Com Alegria”, da Prefeitura de Manaus, esteve nesta terça-feira, 26/3 na Escola Municipal Madalena Santos Costa, no bairro Novo Israel, zona Norte, para mais uma atividade de sensibilização sobre o transporte urbano, voltada para as crianças. No evento, crianças do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, acompanharam atentas à encenação da equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que ilustra, de forma lúdica e com direito a brindes, através de personagens, temas como cuidados ao atravessar a rua, respeito aos idosos, grávidas e pessoas com deficiência no assento preferencial.

 


 

A responsável pelo setor de Educação da SMTU, Raquel Castro, destacou que o trabalho realizado visa o conhecimento da Lei 2.094 de 22/1/2016, que trata sobre o assento aos passageiros com prioridades, “Através da atividade lúdica, a criança acaba assimilando informações mais rapidamente. Isso contribui para a mudança do comportamento dela no transporte público. Além disso, a criança leva o que aprendeu para casa e acaba cobrando dos pais uma postura mais correta no trânsito, seja como condutor, passageiro ou pedestre”, afirmou.

 

Para realiza a ação, a equipe responsável envia anualmente projetos sociais à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e à Escola de Serviço Público (ESPI), no qual  autorizam as escolas a receberem o teatro lúdico. Acadêmicos do Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, ajudam na criação, confecção  e no desenvolvimento do projeto.

 

Os personagens foram criados para que a mensagem seja bem compreendida pelos espectadores. ‘Lili’ apresenta de início, as siglas que compõe a SMTU, explica às crianças qual o trabalho realizado pela superintendência no dia a dia da cidade, os serviços como fiscalização de ônibus, motos, táxi e vans.

 

Interagindo com as crianças, as bonecas ‘Rosinha’ e ‘Emília interpretam os estudantes que usam a carteirinha da meia passagem, e qual idade se deve adquirir o benefício.  Outros personagens são os prioritários no transporte coletivo, como a grávida ‘Bia’, os deficientes visuais Paulinho e Paulinha, a idosa ‘Vovózita’, os obesos, Jojô e Juju, que encontram dificuldades quando adentram os coletivos.

 

Texto: Divulgação / SMTU

Fotos: Divulgação / SMTU

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse