Prefeitura realiza operação “Transporte Legal” em todas as zonas da cidade

Duzentos e noventa e três veículos, entre os modais táxi, mototáxi, frete carga, Executivo, Alternativo e fretamento, foram abordados durante a operação Transporte Legal realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), na noite deste sábado, 14/7, nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro Sul de Manaus.

14.07.18. Fiscalização SMTU- moto e micro onibus.

Esta foi a primeira megaoperação realizada após a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Manaus e a Policia Militar do Amazonas, com o objetivo de coordenar as ações de segurança e fiscalização do transporte coletivo, no combate as irregularidades encontradas e no suporte ao efetivo de fiscais da SMTU que atuam nas ruas de Manaus.

Sob a coordenação do diretor de Transportes da SMTU, Robson Falcão, a operação cotou com um efetivo de aproximadamente 100 pessoas, entre fiscais e vistoriadores da SMTU, militares dos Comandos de Policiamento de Área (CPA) e agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia de Transito (Manaustrans).

As equipes foram distribuídas pelas cinco zonas da cidade onde foram montados dispositivos para abordagem de todos os modais, para avaliação documental e condições dos veículos que atuam no transporte coletivo e, em paralelo, averiguação policial com abordagem de veículos e de pessoas em situação suspeita.

Para o chefe da Fiscalização da SMTU, Laerton Cezar, a abordagem teve como objetivo combater a clandestinidade no sistema de transporte público. “Esse apoio da Policia Militar é muito importante para ampliar as fiscalizações e dar maior segurança às equipes, diante de situações criticas que podem ocorrer nas ruas”, destacou.

O capitão Bruno Pereira, comandante de uma das equipes de policiamento da operação, ressaltou que a ação conjunta é extremamente benéfica para a população. “A operação conjunta é importante para a comunidade, pois a Polícia Militar faz a sua parte com o policiamento ostensivo e preventivo e o órgão municipal fiscalizando o transporte coletivo, ambos unindo forças tanto prover a segurança pública, como para prover a sua qualidade e legalidade no transporte”, observou.

— — —

Texto: Aretha Lins / SMTU