Notícias

Prefeitura de Manaus realiza manejo da arborização urbana no Centro

A Prefeitura de Manaus deu início, na manhã deste sábado, 14/4, ao manejo da arborização urbana da Rua Ferreira Pena, entre a Ramos Ferreira e Monsenhor Coutinho, no Centro. A ação faz parte do cronograma de trabalho de corte e poda de árvores, realizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp).

 

A medida é preventiva e tem como finalidade garantir o equilíbrio e a melhoria do estado fitossanitário das árvores. No total, a via possui 22 oitizeiros, todos de grande porte, nos dois lados do passeio público. Em alguns casos, com inclinação acentuada e apresentando risco de tombamento de galhos.

 

Do total de árvores da via, pelo menos metade foi submetida aos procedimentos de poda de equilíbrio e levantamento de copa. Segundo o chefe da Divisão de Corte e Poda, Wellington Auzier, em duas árvores, que apresentava inclinação acentuada, foi necessário reduzir bastante o volume da copa.

 

“O procedimento drástico nesses casos é fundamental para preservar o indivíduo arbóreo e evitar acidentes como a quebra de galhos, por isso optamos por não suprimir a árvore e apenas podar toda a copa e deixar que ela rebrote”, explica Auzier.

 

O trabalho terá continuidade no próximo sábado, 21/4. Desde 2013, a Semmas e a Semulsp vêm atuando de forma efetiva no trabalho de manejo da arborização urbana, sobretudo na região do Centro Histórico de Manaus, como uma das estratégias de atuação do Programa Manaus Verde e Viva.

 

Possuem conjuntos arbóreos significativos, no Centro, os seguintes locais: Eduardo Ribeiro, Luiz Antony, Ferreira Pena, Praça da Saudade, 7 de Setembro, Praça da Matriz, 24 de Maio, 10 de Julho, Joaquim Nabuco, Huascar de Figueiredo, Largo São Sebastião, Saldanha Marinho, Barroso, Comendador Clementino, Costa Azevedo, Leonardo Malcher e Epaminondas.

 

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse