Prefeitura realiza ampla campanha de conscientização sobre o autismo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Manaus realiza a Pedalada e Caminhada da Inclusão. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a atividade será realizada no domingo, 2/4, a partir de 8h, no Complexo Esportivo da Praia da Ponta Negra, zona Oeste.

A ação faz parte do projeto Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Semed, criado em 2012, para proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio de modalidades esportivas. A participação no evento é livre e a expectativa é reunir cerca de mil participantes. A organização do evento também pede que, os participantes que puderem, contribuam com material de limpeza, que será entregue para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

A pedalada terá um percurso de 10 km, com saída do anfiteatro da Ponta Negra até o shopping Ponta Negra, e retorno ao ponto de partida. Já a caminhada terá o itinerário de 2 km, também com saída no anfiteatro e retorno na rotatória da Ponta Negra. A programação terá um aulão de ritmos para o aquecimento dos participantes, além de exposições temáticas e brincadeiras, com jogos adaptados, para as crianças.

De acordo com a coordenadora dos Jaavas, Shirley Amaral, o evento é uma chance de chamar a atenção da sociedade sobre essa data especial, e também é uma oportunidade de alertar sobre a inclusão e respeito às pessoas com deficiência.

“A Semed tem a preocupação de conscientizar todas as pessoas a respeito do direito da pessoa com deficiência. Participar de ações como essas é um direito deles. É importante que todos participem, acreditem, mobilizem suas famílias e mostrem que as pessoas com deficiência têm potencial”, disse.

A coordenadora ressaltou ainda que a rede municipal de ensino tem matriculados mais de 4 mil alunos com deficiência e, que essa mobilização, é feita justamente para que se abram mais espaços na educação, saúde, lazer, cultura para essas pessoas.

O evento contará com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). E também com a participação de instituições temáticas, como o Instituto do Autismo, Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamar), Autismo Gerando Informação com Responsabilidade (AGIR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que terão tendas para atendimento ao público.

Programação

A programação da Semana Municipal do Autismo inicia na sexta-feira, 31/3, às 8h30, com a solenidade de abertura na sede do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, na Rua 18, Alvorada 2, zona Centro-Oeste. Em seguida acontecem diversas palestras, oficinas, brincadeiras, atividades motoras e culturais.

Na segunda-feira, 3/4, a sede da Prefeitura de Manaus, na Avenida Brasil, Compensa, zona Oeste será iluminada com luz azul, a partir de 19h. Na terça-feira, 4/4, a Semmasdh realiza uma panfletagem na Avenida Djalma Batista, com a distribuição de material informativo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

O quadro completo das atividades está no portal da prefeitura www.manaus.am.gov.br.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Rodemarques Abreu/ Semed/ Arquivo

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTfFS6C

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054