Prefeitura realinha procedimentos para aumentar celeridade nos processos previdenciários

A Prefeitura de Manaus está realinhando os procedimentos entre todos os órgãos que compõem a estrutura do Executivo – administrações direta e indireta – em relação à previdência municipal, em busca de ampliar a celeridade nos trâmites previdenciários. Um debate nesse sentido foi realizado nesta sexta-feira, 2/6, no auditório da Manaus Previdência, entre a Diretoria Previdenciária (Diprev) e representantes dos setores de Recursos Humanos (RHs) das secretarias municipais.

A gerente de Previdência, Ana Sílvia Domingues, explica que há um check list (lista de verificações) em relação às instruções nos processos administrativos e previdenciários que facilita e agiliza o trâmite dos documentos. “E devido algumas mudanças de pessoal nos RHs, identificamos que, algumas vezes, os processos não estão com a devida conformidade”, diz, acrescentando que na reunião desta sexta e de outras que serão agendadas, esses pontos serão sempre repassados, assim como esclarecidas dúvidas dos representantes dos Recursos Humanos.

“Relatar as falhas mais comuns que detectamos na origem dos processos serve de alerta aos RHs na hora de montar os documentos”, lembra. Esse realinhamento no procedimento, enfatiza a gerente, resulta em ganho para as partes envolvidas: o servidor, a secretaria de origem e a previdência, que consegue responder às demandas em tempo mais hábil possível.

Servidor

O servidor também pode auxiliar o setor de Recursos Humanos de sua secretaria mantendo sua pasta funcional sempre atualizada. Esse, segundo Ana Domingues, também é um dos fatores que auxiliam a previdência municipal por ocasião dos cálculos atuariais que o Regime Próprio de Previdência deve fazer para poder atestar o equilíbrio financeiro e atuarial do órgão, garantindo os pagamentos no presente e no futuro dos benefícios dos segurados.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Marinho Ramos / Semcom