Notícias

“Prefeitura + Presente” vacina contra o sarampo e entrega escola

A Prefeitura de Manaus levou diversos atendimentos ao público para a zona Leste da cidade, neste sábado, 14/4, durante mais uma edição do projeto itinerante “Prefeitura + Presente”. A ação foi realizada na Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, que também foi revitalizada.

 

Além dos tradicionais atendimentos oferecidos pela ação, um posto de vacinação foi montado para atender crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, como a filha da dona de casa Anaclécia Castro. ”Muito bom o atendimento, rápido e a equipe prestativa. Às vezes, não temos condições de sair do bairro e receber as ações da prefeitura aqui facilita bastante”, disse.

 

A terceira edição deste ano foi coordenada pelo novo Ouvidor Geral do Município, Rodrigo Guedes, que além de acompanhar todo o trabalho, anunciou a ampliação do programa. “Já estou conversando com outros secretários e a meta é levar toda a estrutura da Prefeitura, não só com atendimentos mas, com mais serviços, como um shopping itinerante de cidadania, com ações de qualidade de vida e fortalecimento da relação prefeitura com a população”, disse o ouvidor.

 

O Prefeitura + Presente é coordenado pela Ouvidoria Municipal, Procon Manaus, e conta com a participação de mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros. Neste sábado, foram oferecidos serviços de emissão da 1ª via de RG, Certidão de Nascimento, Cadastro no Sine Manaus, cadastro e atualização do Bolsa Família, além de atividades lúdicas para crianças com a equipe de educação da Superintendência Municipal dos Transportes e Urbanos e dos Garis da Alegria.

 

Como meta do dia D contra o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou além das vacinas para crianças, atendimento médicos, nutricional, psicológico e o apoio da farmácia municipal.

 

Outro serviço oferecido, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi a distribuição de 310 mudas de espécies frutíferas e ornamentais, produzidas pelo Programa Manaus Verde e Viva. O estande do órgão também levou para os moradores da área as peças feitas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos para divulgar as oficinas gratuitas oferecidas pelo órgão.

 

A dona de casa Ana Lucia de Oliveira Santos, 40, ficou interessada em participar. “Acho esse trabalho lindo e importante para a natureza”, lembrou. A auxiliar de serviços gerais Luciana Souza dos Santos, 34, moradora do bairro Cidade de Deus, também demonstrou interesse em participar das oficinas. “Já sou artesã e quero muito aprender a reaproveitar materiais que podiam ir para o lixo”, afirmou.

 

Revitalização das escolas

Em aproximadamente 15 dias de trabalho, a Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste,  passou por uma revitalização na pintura, recuperação de toda parte hidráulica e elétrica, revisão nos telhados e ainda manutenção em todos os aparelhos de ar-condicionado. A escola possuí 18 salas de aulas e atende 1.640 alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, nos três turnos.

 

A quadra da unidade também recebeu uma atenção especial, com a recuperação de todos os vestiários, cobertura, instalações elétricas e pintura, deixando o ambiente muito mais agradável e confortável para os estudantes e professores. Todo o trabalho de revitalização faz parte do Programa de Revitalização Escolar que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Subsecretaria de Infraestrutura de Logística (Sublog), atendendo determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 

“Começamos esse trabalho de aliar a revitalização das escolas com o Prefeitura + Presente em 2017, e é um trabalho que tem dado certo, é como o legado que fica na comunidade, a escola passa por todo o reparo necessário, essa aqui por exemplo, trocamos desde os ar-condicionados, todos as salas e a quadra de esporte receberam pintura, reforma do telhado e melhorias de infraestrutura, o objetivo é finalizar esse ano com pelo menos mais 40 escolas reformadas”, concluiu.

 

Texto: Lane Gusmão com informações de assessorias

Fotos: Elton Viana / Semcom e Divulgação / Semmas

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse