Notícias

‘Prefeitura + Presente’ realiza mais de 3 mil atendimentos no bairro Compensa

A ação itinerante “Prefeitura +Presente” chegou ao bairro da Compensa, zona Oeste, neste sábado, 6/7, mais precisamente à escola municipal São Vicente de Paula, que passou por reforma para melhor atender os alunos e receber os serviços.Durante toda a manhã, secretarias da Prefeitura de Manaus, órgãos estaduais e empresas parcerias realizaram mais de 3 mil atendimentos em diversos serviços gratuitos.

 

Manaus 06.07.19. Prefeitura + Presente No Bairro da Compensa; Foto Marinho Ramos/ Semcom

 

“A cada 15 dias, a prefeitura está em uma área do município de Manaus e é muito importante destacar esse compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto e da nossa presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, fazendo com que a prefeitura possa conviver estar no dia a dia das pessoas, não só com nossas secretarias municipais, aqui nós temos muitas parcerias também, que se unem à prefeitura e levam importantes serviços à população”, destacou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasc), Conceição Sampaio.

 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), entre outros serviços, a ação disponibilizou consultas e exames médicos, emissão de documentos e orientação profissional. “Onde houver uma demanda grande social, estaremos com o ‘Prefeitura +Presente’. É um programa criado na gestão do prefeito Arthur que já está consolidado, com quase 70 edições, e cada vez mais vem crescendo e se organizando para atender melhor o cidadão”, afirmou o secretário interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

 

 

Serviços e atendimentos

 

Entre os serviços mais procurados, estava o de emissão da 1ª via da carteira de identidade. A dona de casa Aldenora Albuquerque, 59,  aproveitou e levou o filho para adquirir o documento.“Fui bem atendida, achei bom por que não precisei enfrentar fila e o atendimento foi ótimo”, disse.

 

Os serviços de saúde e cidadania também tiveram muita procura. O pintor Dilson Medeiros, 67, aproveitou ambos. “Vim aqui à procura de fazer exames de glicose, hepatite, sífilis e aproveitei para cortar o cabelo. Muito bom e bem agradável o atendimento, nos tratam muito bem. É uma boa opção.”, destacou.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez 102 atendimentos médicos, sendo 65 com dois Clínicos Gerais e 37 com dois pediatras. Foram entregues 900 preservativos masculinos, 21 femininos e 1.560 frascos de gel lubrificante. Na ação, também foram realizadas 112 testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis, todas negativas.

 

Já na área de Educação em Saúde, foram realizadas atividades educativas, com distribuição de kits de higiene bucal, sendo 100 de adultos e 150 infantis. 44 pessoas passaram pela aferição de pressão e 5 fizeram Teste de Glicemia. A Farmácia dispensou 50 receitas e o núcleo de imunização aplicou 30 doses de vacina.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) marcou presença nesta edição com os projetos Pedágio Ambiental, que distribui mudas à população, e a Campanha de Combate às Queimadas 2019, que desde o início de junho vem realizando ações de sensibilização em locais públicos dos bairros da cidade.

 

Os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas fizeram abordagens aos participantes já na fila formada antes mesmo da abertura dos portões. Eles alertaram os moradores sobre os malefícios da queimada e os riscos à saúde humana e ao meio ambiente causados pela fumaça. Foram entregues ventarolas com informações úteis sobre como denunciar a ocorrência de focos, alcançando mais de 350 pessoas.

 

Maria das Graças de Souza, 70, parabenizou a Prefeitura de Manaus pelo cuidado em orientar a população sobre as questões ambientais.  “Vocês estão de parabéns por cuidar e incentivar as pessoas a preservarem o nosso meio ambiente. Nós amamos plantas e também sofremos muito com focos de queimadas aqui na Compensa”, explicou a moradora.

 

Além das mudas e orientação sobre queimadas, os técnicos da Semmas também deram informações sobre fiscalização ambiental, autorização de corte e poda de árvores e sobre como participar das oficinas de reaproveitamento de mudas. O Departamento de Arborização fez a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais, juntamente com material informativo com orientações sobre como plantar e cuidar das mesmas.

 

A prefeitura realizou ainda orientações aos usuários do transporte público e também atuou na organização da área durante a ação, com o apoio dos servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Gestão de Trânsito e Transporte.

 

— — —

Texto – Anne Guedes / Semdec, Semcom assessorias da Semmas e Semsa

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

 

Disponível em – https://flic.kr/s/aHsmEReihT

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse