Prefeitura leva informações sobre sistema previdenciário a trabalhadores da Saúde

A reforma previdenciária em curso no Brasil tem gerado dúvidas, principalmente entre os trabalhadores que estão próximos da aposentadoria. Para esclarecer seus funcionários sobre as possíveis mudanças do sistema previdenciário e sobre os direitos do servidor público, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Pallotti, Praça 14 de Janeiro, zona Sul, organizou nesta sexta-feira, 24/03, palestra sobre o tema “Educação Previdenciária para Trabalhadores da Saúde”.

O evento contou com a participação de representantes da Manaus Previdência e o público alvo foram os servidores da própria UBS e de cinco equipes de Unidades Básicas de Saúde da Família que atuam na área.

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com mais de 11 mil servidores e alguns estão se aproximando da aposentadoria, o que faz surgir uma série de dúvidas e questionamentos, principalmente com a reforma da previdência sendo tão discutida nos últimos meses”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Segundo ele, eventos como esse ajudam a oferecer aos servidores informações sobre as regras de aposentadoria, contribuindo para a escolha adequada a cada caso.

De acordo com a diretora da UBS Vicente Pallotti, assistente social Raimunda Nonata Brazão da Silva, o evento foi organizado para atender a grande demanda por informações sobre aposentadoria. “Muitos servidores estavam procurando a direção da unidade para obter informações sobre as possíveis mudanças na previdência e decidimos que seria mais produtivo organizar uma ação educativa, em parceria com a Manaus Previdência, para atender aos trabalhadores”, destacou a diretora.

A programação beneficiou pessoas como a auxiliar de serviços gerais Deusa Assis de Araújo, de 64 anos. Servidora da Semsa há 23 anos, Deusa Araújo disse que já procurou informações sobre a aposentadoria, mas que ainda não tem certeza sobre qual a melhor opção para as especificidades da sua vida funcional.

“A informação que tenho é de que posso me aposentar, mas que terei perda salarial se fizer isso nesse momento. Por outro lado, não sei se adiar aposentadoria vai ser melhor financeiramente. Com a reforma da previdência sendo discutida pelo governo federal, a preocupação ficou maior”, afirmou Deusa Araújo.

A gerente de previdência Ana Silvia dos Santos Domingues, palestrante do evento, explicou que o trabalho desenvolvido faz parte do Manaus Previdência Itinerante, programa que atende órgãos do funcionalismo municipal, esclarecendo questões previdenciárias.

“Os servidores têm várias dúvidas sobre as regras de aposentadoria, o tempo que falta para a aposentadoria ou questões sobre a averbação de tempo de trabalho na iniciativa privada. Recomendamos também que os servidores, em caso de dúvida, procurem inicialmente o setor de Recursos Humanos das secretárias onde trabalham, já que a Manaus Previdência orienta essas equipes para atuarem como multiplicadores”, garantiu a gerente.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Depto. de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315