Prefeitura participa do lançamento do edital do Programa Ciência na Escola 2019

A Prefeitura de Manaus participou nesta segunda-feira, 15/4, do lançamento do edital do Programa Ciência na Escola (PCE) de 2019, realizado pelo governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc). O evento foi na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Prefeitura participa do lançamento do edital do Programa Ciência na Escola 2019

Pioneiro no país, o PCE completa 15 anos de criação este ano. Em comemoração, essa edição do programa será especial, com premiação para os melhores projetos. O investimento será da ordem de R$ 3,3 milhões para apoiar até 600 projetos em escolas públicas de Manaus e do interior do Estado. O investimento beneficiará até 1,8 mil alunos.

Com o recorde de 86 projetos aprovados, 50 escolas municipais participaram da edição em 2018. O número surpreendente é mais de três vezes superior ao de 2017, quando houve 27 projetos desenvolvidos por 22 unidades da rede pública municipal de ensino de Manaus.

“Essa parceria mostra o quanto incentivamos de fato a educação de qualidade, como nos determina o prefeito Arthur Virgílio Neto. E isso está muito relacionado ao investimento que é feito nos professores e alunos desde muito pequeninos para pesquisa, ciência e tecnologia. Nós já conseguimos mandar alunos para a Dinamarca. Este ano, estão indo alunos e professores para Nova York. Isso demonstra que se tivermos oportunidade, vamos ter uma resposta muito positiva dos nossos professores, que estão comprometidos com a educação básica e das nossas crianças que desde muito cedo são incentivadas a iniciar a caminhada na ciência”, disse a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Além da titular da Semed, estavam presentes o governador do Amazonas, Wilson Lima; a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales; o secretário da Seduc, Luiz Castro; além de membros do Comitê de Análise, Acompanhamento e Avaliação do PCE.

“O edital com todas as orientações sobre o PCE já está publicado no Diário Oficial. É importante frisar que nós queremos apoiar todos os 600 projetos e por isso, buscamos projetos qualificados. Nesse período de 45 dias, tempo em que o edital vai ficar aberto, vamos trabalhar para que nós tenhamos essas orientações para que os professores possam apresentar esses projetos com mais qualidade. Muitos professores já têm essa experiência e outros ainda não viveram isso e terão essa oportunidade agora”, comentou Márcia Perales.

Sobre o PCE

O PCE é uma ação da Fapeam, voltada para o Fomento à Formação e Capacitação de Recursos Humanos para CT&I, realizada em parceria com a Seduc e Semed, com o objetivo de apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª ano do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

Texto: Lorenna Serrão / Semed
Fotos: Divulgação / Semed