Prefeitura lança Campanha Janeiro Branco nesta sexta

Com o slogan “Quem cuida das emoções, cuida da vida”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aderiu neste início de ano a Campanha “Janeiro Branco”. A ideia é difundir o conceito ampliado da saúde mental e emocional, sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. O lançamento da campanha está marcado para sexta-feira, 13, às 14h, na Universidade Paulista (Unip), em Manaus.

De acordo com Efithimia Haidos, gerente da Rede de Atenção Psicosocial da Semsa, “a campanha Janeiro Branco é importante para a Rede de Atenção Psicossocial por se tratar de mais um mecanismo de reflexão sobre saúde mental/emocional em nossa cidade, o que vem a contribuir para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos”.

As primeiras ações tiveram início em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, onde, por iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão, foi proposta a criação da Lei “Janeiro Branco”.

“As ações da Semsa no campo da saúde mental são efetivadas por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs). Portanto, nossa adesão à campanha tem como finalidade estimular os debates sobre qualidade de vida, com foco na prevenção do adoecimento psíquico, por meio da oferta dos serviços não só aos pacientes acompanhados pela Rede de Atenção Psicossocial, mas à sociedade de um modo geral”, diz o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Após o lançamento oficial da campanha na próxima sexta, 13, está prevista a realização de palestras para o público interno, além de atividades específicas em alusão ao “Janeiro Branco”, a serem desenvolvidas na sede e nos Distritos de Saúde, além dos CAPSs.

Segundo o psicólogo Leonardo Abrahão, o mês de janeiro foi escolhido para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. A escolha do branco, considerado por muitos como a cor da Paz, é uma forma de incentivar os pacientes a desenhar novas possibilidades.

Em Manaus, as profissionais Aline Félix, Alessandra Muniz, Naradja Varela e Angela Noel, compõem o grupo responsável por articular as ações entre as esferas pública e privada, a fim de consolidar a campanha na capital do Estado, a exemplo do que já ocorre em cerca de 30 municípios no país.

As pessoas interessadas em acompanhar a programação do “Janeiro Branco” podem acessar a página da campanha no Facebook, digitando o nome da própria campanha: Janeiro Branco Manaus.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315