Prefeitura intensifica entrega de doações às vítimas de incêndio com novo ponto de distribuição

Dando continuidade à entrega de donativos para as famílias vítimas do incêndio no bairro Educandos, zona Sul, a Prefeitura de Manaus abriu nesta quinta-feira, 20/12, um ponto de distribuição na Agência de Desenvolvimento Local (ADL/Cajual), localizada na 1º de Maio, Morro da Liberdade. O posto de distribuição é exclusivo para as famílias atingidas pelo incêndio que estão abrigadas em casas de parentes ou amigos.

20.12.18. Entrega de Donativos

Foram entregues cestas básicas, kit de higiene pessoal, água, leite, frango e roupas. Das 584 famílias identificadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) – quase 1,9 mil pessoas – mais de 200 famílias foram atendidas até o final desta manhã. Todas passaram por triagem de dados, entrevista e receberam pulseira de identificação para recebimento dos mantimentos. Elas foram transportadas por vans e micro-ônibus até o posto de doação e de volta às casas onde estão alojadas.

“Só tenho a agradecer ao prefeito e a toda Manaus, que está sensibilizada com a nossa situação. Quero agradecer por mim e pelas famílias que, assim como eu, perderam tudo. Que Deus abençoe a todos”, agradeceu a jovem Rebeca Kessia, de 22 anos, vítima do incêndio.

Para Merolina de Lima Barros, 47, o sentimento também é de gratidão, de acreditar em melhorias e de contar com o amor e a doação de todos. “Ali era uma família só, mas hoje Manaus é Educandos. Sei que tudo vai mudar para melhor, pois a prefeitura está olhando por nós e graças ao prefeito e à sensibilidade do povo amazonense vamos ter a nossa Ceia de Natal”, disse emocionada.

Servidores de diversas secretarias e voluntários trabalham, dia e noite, na triagem dos donativos que chegam na central de arrecadação da campanha “#ManausSolidária”, montada na sede da Casa Militar, Compensa, zona Oeste, para que as cestas básicas, roupas, sapatos e outros itens de limpeza e higiene pessoal cheguem organizados para cada uma das famílias, conforme a necessidade de cada pessoa.

“A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto e da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, é que haja muita seriedade nesse trabalho, para que essas pessoas recebam toda assistência e cuidado que necessitam nesse momento. É uma grande união, uma verdadeira entrega dos servidores e dos voluntários, para receber as doações e assistir essas famílias que perderam tudo o que tinham”, ressaltou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Monica Santaella.

Desde o dia do incêndio, a prefeitura atua no pronto-auxílio das vítimas, na identificação das famílias, atendimento médico, entre outros serviços sociais, como emissão de documentos. Para mais informações sobre formas de ajudar e locais que precisam de doações é só entrar em contato com o número 0800 095 0421.

Texto: Dário Sampaio / Semcom

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom