Notícias

Prefeitura intensifica ações para o envelhecimento ativo e saudável

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 25/9, a programação referente ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Até a próxima sexta-feira, 29/9, as Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão intensificar as ações de saúde para a pessoa idosa, focando no estímulo ao envelhecimento ativo e saudável.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a programação pretende fortalecer as ações que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já realizam durante todo o ano, orientando sobre a importância do cuidado em saúde, da prática de hábitos saudáveis de vida e incentivando a autonomia e a independência do idoso.

 

“As UBSs irão promover rodas de conversas sobre questões como a importância da realização do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, e a prevenção às quedas”, informa Marcelo Magaldi.

 

Oficina

Também como parte da programação ao Dia do Idoso, a Semsa irá realizar, nos dias 2 e 3 de outubro, uma oficina de lançamento da 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e do Protocolo de Saúde do Idoso. A oficina vai acontecer no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), das 8h às 17h, em parceria com o Governo do Amazonas, com a participação de 80 profissionais da Atenção Básica de Manaus e de outros 11 municípios.

 

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Ribeiro da Rocha, destaca que uma das novidades na nova edição da Caderneta é que amplia de um para cinco anos o registro e acompanhamento de informações sobre a saúde do idoso.

 

“Também vai permitir a identificação do idoso em risco de fragilidade ou frágil, o que possibilitará ao município ter a identificação de um perfil desse público atendido nos serviços de saúde”, informa Eliny Rocha.

 

A programação da Semsa para marcar o Dia do Idoso será encerrada no dia 6 de outubro, com uma atividade de inclusão social, lazer e entretenimento, na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Assinpa), bairro Aleixo, reunindo idosos das zonas Sul, Leste, Oeste e Norte do município de Manaus.

 

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos: Assessoria / Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5SNy9D

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse