Prefeitura intensifica ações na zona Leste para minimizar prejuízos de moradores com as chuvas

A Prefeitura de Manaus está levando importantes obras de infraestrutura para a zona Leste da cidade. As ações de drenagem profunda foram intensificadas nos bairros Zumbi, Nova Vitória, Tancredo Neves, Cidade de Deus e Jorge Teixeira, a fim de solucionar problemas de alagamentos enfrentados pelos moradores dessas áreas.

Na tarde desta sexta-feira, 3/3, uma grande obra de drenagem profunda que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na Rua Nova Jerusalém, bairro Jorge Teixeira III, recebeu visita técnica por parte do subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, e do prefeito em exercício Felipe Souza.

No local estão sendo implantados tubos de 1,20m, totalizando 970 metros de drenagem profunda. Além disso, uma caixa coletora com 10m de diâmetro foi construída para receber a vazão das águas das chuvas, oriundas de quatro canais de tubulação.

Felipe Souza destacou que no fim das obras todo o problema de alagação que acontecia na área será solucionado. “A obra interliga a segunda e terceira etapa do Jorge Teixeira. Aqui a área ficava completamente alagada e era um clamor dos moradores da localidade. A prefeitura entrou com a obra para solucionar todos esses problemas. A previsão é que daqui a três meses estaremos finalizando os trabalhos”, declarou.

Na área, os moradores, que sofriam no período de chuvas, começam a ficar mais tranquilos e cientes de que o problema será resolvido. “Antigamente, com menos de dez minutos de chuva, já inundava tudo por aqui. Essa obra é uma benção de Deus e eu espero que fique muito bonita”, comentou Lucinete Braga de Souza, moradora da comunidade há 12 anos.

A nova canalização vai conter o volume de água na região, conforme explica o coordenador de Obras da zona Leste, Airton Valdivino. “Iniciamos os trabalhos pela Rua Jericó e hoje estamos ligando a tubulação com a Rua Jericó. Na sequência, a Rua Anador, na etapa 2, será contemplada ganhando um novo acesso até a Rua 2, na etapa 3 do Jorge Teixeira, facilitando a passagem de pedestres e alunos”, explica .

Trabalho contínuo

No bairro Zumbi, etapa 1, está em andamento, por parte da Seminf, a construção de 98 metros de drenagem profunda com tubos de 0,60m no Beco Hiolanda. Já no bairro Nova Vitória, os moradores da Pista da Raquete comemoram a nova drenagem profunda que foi instalada totalizando 120 metros de novos tubos, amenizando os problemas de alagamento no local.

Obras de rip-rap também estão em andamento na zona Leste. Na Rua 31 de maio, do bairro Tancredo Neves, estão sendo construídos 15 metros de rip-rap com cinco metros de profundidade. Outro local contemplado, que teve os serviços finalizados nesta semana, foi a Rua Cipó Tuíra, no bairro Cidade de Deus, onde foram colocados 1.800 sacos de areia em uma extensão de 120 metros, em uma profundidade de 11 metros, para a contenção da rua e segurança dos moradores do entorno.

Fotos: Ricardo Oliveira

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskQ75NFq

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064