Prefeitura intensifica ações de manutenção de mudas já plantadas na cidade

A Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de manutenção das mudas de árvores plantadas pelo Programa Arboriza Manaus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A manutenção das mais de 14 mil mudas plantadas desde o início do ano passado e a continuidade das ações de plantio na cidade são compromissos assumidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson, entre as metas previstas para a gestão da pasta em 2017.

“Entendemos a importância desse trabalho de plantio e manutenção para a melhoria da qualidade ambiental da cidade de Manaus e já estamos com as equipes de campo nas ruas”, afirmou o secretário. As ações de manutenção compreendem a realização de poda de condução, retutoramento, coroamento para evitar a concorrência com ervas daninhas, adubação complementar e replantio em casos de perda natural ou vandalismo.

A manutenção é também uma etapa fundamental do processo de crescimento e de consolidação das mudas plantadas. O trabalho já vem sendo realizado nos parques da juventude, canteiros centrais, praças, passeios públicos e rotatórias onde foram realizados os plantios. Para 2017, a meta, de acordo com Antônio Nelson, é plantar 10,6 mil mudas de árvores em 38 logradouros públicos.

Antônio Nelson destacou os avanços obtidos na área ambiental ao longo dos últimos quatro anos a partir da disposição do prefeito Arthur Neto de investir na arborização urbana e na gestão de áreas protegidas. “Dois mil e dezesseis foi um ano em que as ações da Semmas tiveram destaque e isso pode ser percebido por todos. E em 2017 ampliaremos esse trabalho”, frisou, ressaltando que a arborização foi um grande desafio assumido pela gestão municipal.

O Programa Arboriza Manaus, lançado pelo prefeito Arthur Neto em 2016, já plantou na cidade 14.580 mudas de árvores.  “A inclusão do verde em todas as obras e espaços públicos sempre foi uma das prioridades da gestão municipal”, observou o novo titular da Semmas, citando obras como a Avenida Nathan Xavier Albuquerque,  inaugurada em 2013 com espaços destinados no passeio público para as árvores, e a arborização da avenida Darcy Vargas, no início dos anos 90, fruto da primeira compensação ambiental firmada pelo então prefeito Arthur Virgílio Neto em contrapartida às obras de construção do Amazonas Shopping. “A intenção este ano é trabalhar na manutenção do que já foi plantado, intensificar o manejo (poda e supressão preventiva) da arborização consolidada e cumprir a meta de plantio”, lembrou Antônio Nelson.

A diretora de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco, explica que o atual período chuvoso é propício para a retomada dos plantios. “Retomaremos os novos plantios nos locais discriminados, com a expectativa de atingirmos a meta estabelecida este ano para o Arboriza Manaus, além de atendermos as novas demandas que possam surgir ao longo do período e garantir que Manaus possa desfrutar nos próximos anos de clima e temperatura mais amenos, além de uma paisagem ainda mais bonita”, explicou Bianco.

Locais de manutenção

1. Parque da Juventude da Área Verde do Loteamento Campo Dourado
  2. Parques da Juventude das Áreas Verdes 1 e 2 do Loteamento Nascentes das Águas Claras
  3. Constantino Nery