Prefeitura intensifica ações de educação para o trânsito

A Avenida Autaz Mirim, via com maior número de casos de vítimas fatais de trânsito em Manaus, começou a receber, nesta quarta-feira, 29/03, ações reforçadas de educação para condutores e pedestres. A presença dos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) faz parte das atividades da 3ª Semana Municipal de Trânsito, criada em 2015 pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, como estratégia para redução de mortes no trânsito.

De acordo com as estatísticas do Manaustrans, das 52 vítimas fatais em acidentes de trânsito no período de 1º de janeiro a 24 de março deste ano, na capital, quatro pessoas morreram na Autaz Mirim. As causas dos acidentes variam de atropelamento e choque entre veículos.

“Acreditamos que somente a educação pode mudar essa realidade e fazer as pessoas acreditarem que o respeito no trânsito pode salvar vidas. Por isso estamos intensificando a orientação com a presença dos nossos educadores nas faixas de pedestres e nos principais cruzamentos”, informou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

A dona de casa Walniza Bentes, moradora do bairro São José, elogiou a ação dos educadores. “Já vi acidentes nessa avenida. Muitas vezes o pedestre está distraído. Por isso é importante que as pessoas aprendam a atravessar a rua. Os motoristas também têm que aprender a respeitar os pedestres”, disse.

Os educadores distribuíram material informativo e conversaram com as pessoas que utilizam a via, alertando sobre atitudes de trânsito seguro. “Ensinamos o sinal da vida que é estender o braço antes de atravessar a rua . O pedestre precisa ser visto pelo motorista”, ensinou o educador do Manaustrans Warrison Freitas. Ele informou que as ações de educação serão realizadas em outras vias movimentadas da cidade.

Fotos: Marcelo Lima/ Assessoria Manaustrans

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskRPcXJs

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047