Prefeitura institui Semana do Bebê Manauara

A Semana do Bebê Manauara será realizada na primeira semana do mês de agosto. A ideia é mobilizar a sociedade sobre a importância de se investir na primeira infância, oferecendo apoio às gestantes, fortalecendo o vínculo mãe-bebê e estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança.

A programação, que entra no calendário de atividades anuais do município, foi instituída pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por meio da Lei Nº 2.228, publicada no Diário Oficial do Município do dia 3 de julho de 2017 (Edição 4157).

Segundo o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, a primeira infância é a fase de zero a seis anos de vida, período essencial para o desenvolvimento. “É uma fase da vida em que é importante focar no cuidado integral em saúde para a promoção de um crescimento saudável e, assim, garantir que as crianças possam atingir todo o seu potencial no futuro”, explicou Magaldi.

Programação

As atividades da Semana do Bebê serão planejadas e organizadas pelo Comitê Gestor Municipal da Primeira Infância Manauara e por representantes das secretarias municipais de Educação (Semed), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Saúde (Semsa), e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Semsa, Ivone Amazonas, explica que serão desenvolvidas atividades em Rodas de Conversas. A ideia é abordar temas como a importância do Pré-Natal, o incentivo ao aleitamento materno, alimentação complementar saudável, Saúde Bucal, questões sociais, familiares e de comunidade, bem como atividades recreativas e lúdicas para as crianças e adolescentes.

“Nessa programação, a amamentação é uma das ações prioritárias na Atenção Básica para o combate à mortalidade infantil no sentido de proporcionar um crescimento mais saudável para as crianças, ajudando a prevenir doenças”, destaca Ivone Amazonas, informando que também serão desenvolvidas ações como palestras, seminários, oficinas e mesas redondas.

A intenção é incentivar a comunidade a participar da programação, inserindo no processo as organizações da sociedade civil voltadas para a proteção da criança e do adolescente, as entidades de classe de trabalhadores e empresariais, associações de bairro, igrejas, meios de comunicação, grupos de jovens e outros.

Será realizado ainda um Festival da Semana do Bebê em cada Distrito de Saúde, com um evento por semana, tendo a finalidade de envolver integralmente as crianças, adolescentes, família e a comunidade manauara. “A ideia é oferecer um espaço para a comunidade expressar suas preocupações e expor propostas que ajudem a gestão pública a estabelecer estratégias para se melhorar a assistência integral às crianças”, conclui Ivone.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Fotos: Divulgação / Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskZKwdd8

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315