Prefeitura instala iluminação a LED em passarelas para garantir mais segurança aos usuários

A Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), vinculado à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), iniciou a revitalização com iluminação a LED em passarelas de pedestres em Manaus, para melhorar a segurança dos usuários durante o translado.

As unidades localizadas na avenida Torquato Tapajós, em frente ao conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste, e em frente a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Darcy Vargas, zona Centro-Sul, já receberam as luminárias. A meta da prefeitura é atender outras áreas da cidade.

De acordo com a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, além da durabilidade e economia, as luminárias LED vão garantir mais segurança aos usuários, atendendo ao pedido do prefeito Arthur Virgílio Neto de realizar ações que possam impactar positivamente na vida da população. “Nas duas passarelas foram substituídas a iluminação convencional por LED de acordo com a sua estrutura física para melhorar o trânsito das pessoas que as utilizam no período noturno. Estamos fazendo o levantamento de outras áreas da cidade para também receberem as melhorias na iluminação”, destacou.

O coordenador da UGPM Energia, Luiz Augusto Carvalho, informou que, na passarela da Torquato, foram utilizadas 31 luminárias com lâmpadas tubolar em LED, tanto na cobertura quanto na rampa de acesso e na escada. Ele disse que a unidade da Darcy Vargas recebeu 10 postes com iluminação LED de 4 metros de altura. Em ambos os casos, a estrutura foi montada para evitar vandalismo e furtos. “Em cada passeio, fazemos uma avaliação para identificarmos qual a melhor iluminação, tendo em vista a melhoria da luminosidade e também para evitarmos os furtos dos aparelhos”, comentou.

Até o final deste ano, o projeto deverá alcançar as passarelas de pedestres das avenidas Djalma Batista, em frente ao Carrefour e em frente ao Terminal Rodoviário; na Torquato Tapajós, em frente à escola Denizard Rivail; rua Marciano Armond, Cachoeirinha, em frente a escola estadual Márcio Nery, e avenida Autaz Mirim, em frente ao Shopping Grande Circular.

Fotos: Elton Viana/ Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskHaRNyJ