Prefeitura inicia planejamento de ações para a ‘Operação SOS Enchente 2018’ [VÍDEO]

O planejamento das ações integradas para a “Operação SOS Enchente 2018” tiveram início nesta quinta-feira, 18/1, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do município, durante reunião na sede da Casa Militar de Manaus, Compensa, zona Oeste.

A reunião contou com a presença de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semamsdh), de Meio Ambiente (Semmas), da Saúde (Semsa), de Educação (Semed), de Limpeza Pública (Semulsp), do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Guarda Municipal, Subsecretaria de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) e Polícia Ambiental do Amazonas.

O órgão,segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, já está iniciando o monitorando nas áreas passíveis de alagação na cidade de Manaus, e a partir desta quinta-feira, dando início às atividades da operação.

“A partir de hoje já estamos chamando as outras secretarias municipais envolvidas na operação, junto com a Defesa Civil, para planejar as ações preventivas nas áreas afetadas pela cheia em Manaus e, assim, somando forças para atuar de forma mais imediata e eficaz junto às comunidades”, destacou.

O secretário municipal da Semmasdh, Elias Emanuel, que também esteve presente na reunião, destacou a importância da antecipação das ações preventivas para cheia realizada pela prefeitura. “O nosso trabalho já começa para que, no caso de atingir a cota de emergência, a prefeitura já esteja preparada para atuar e atender todas as famílias afetadas pelo fenômeno deste ano”, explicou.

Conforme  o relatório apresentado pela Defesa Civil na reunião, a próxima etapa do planejamento será as vistorias com os técnicos do órgão nos 15 bairros da cidade passíveis de alagação durante o fenômeno. São eles: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Texto: Divulgação / Defesa Civil

Fotos: Márcio James / Semcom