Prefeitura inicia nova edição do Saúde nas Galerias na próxima semana

A edição de novembro do “Saúde nas Galerias” da Prefeitura de Manaus vai acontecer na próxima semana, nos dias 14 e 16. Executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o projeto foi iniciado no mês de agosto para atender microempresários, trabalhadores e frequentadores das galerias populares Espírito Santo e Remédios, localizadas no Centro de Manaus, com o objetivo de ampliar e divulgar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Na terça-feira, 14/11, as ações serão desenvolvidas na Galeria Espírito Santo, rua 24 de Maio, nº 106, com o apoio de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco. Na quinta-feira, 16/11, com a participação da UBS Petrópolis, o projeto vai acontecer na Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, nº 82.

A programação ocorrerá das 9h às 13h, quando a população terá acesso a serviços de consulta médica com clínico geral, dispensação de medicamento, vacinação, distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites B e C) e aferição de pressão arterial.

Além dos serviços de saúde, profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) irão desenvolver atividades de Educação em Saúde, com a orientação e distribuição de material educativo sobre temas como saúde bucal, nutrição, hipertensão arterial, diabetes, combate ao Aedes aegypti e ao tabagismo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a programação foi organizada com foco principalmente as ações de prevenção de doenças e para divulgar junto à população os serviços que estão disponíveis na rede municipal de saúde.

“As ações desenvolvidas no Saúde nas Galerias são uma oportunidade de alertar para a importância do autocuidado e das ações preventivas na manutenção da saúde e de uma boa qualidade de vida. Buscar, de forma periódica, o atendimento nas Unidades de Saúde para a realização de consultas e exames, entre outros serviços, é essencial para a prevenção de doenças ou para se evitar o agravamento de um problema de saúde”, alerta Marcelo Magaldi.

As ações do projeto acontecem duas vezes a cada mês. As edições realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro, registraram um total de 4.758 atendimentos.

Texto: Eurivânia Galúcio

Fotos: José Nildo/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm8PXp4b

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315