Prefeitura inicia implantação de rip-rap para conter erosão

Para conter uma erosão de aproximadamente 30 metros localizada na rua México, conjunto Campos Elíseos, zona Centro-Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou os serviços para a implantação de um rip-rap no local.

A erosão na via foi ocasionada pelo acúmulo de água e de lixo no local, em virtude do uso inadequado da via para descarte irregular. Para o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, além da importância do serviço é preciso também a colaboração da população em não jogar lixo em locais inadequados.
“Temos atuado muito em situações que poderiam ser evitadas. Lixo em lugares impróprios entope os bueiros e danifica o solo. Neste mês executamos duas contenção de erosão aqui no Campos Elíseos, uma na rua Santiago e agora aqui na rua México. Pedimos a colaboração da população em nos ajudar a evitar jogar dejetos em áreas irregulares e também a fiscalizar esse tipo de situação”, enfatizou.

A contenção de rip-rap (muretas) é um serviço de extrema importância. As sacas contendo cimento e areia, depois de molhadas formam um paredão em concreto protegendo os taludes e evitando as erosões causadas, principalmente, no período chuvoso. A técnica aplicada é uma alternativa para estabilização de taludes e contenção erosiva em áreas alagadiças, equilibrando o solo.

Os trabalhos seguem sem interferir no fluxo de veículos. Após o restauro completo, serão realizadas obras de finalização com a recuperação do meio-fio, sarjeta e asfalto. Os trabalhos devem ser finalizados em agosto.
Moradora do bairro, a esteticista Maria Cláudia Dias conta que o buraco trouxe insegurança na área, especialmente por haver muitas crianças. “Estamos com medo de passar já por aqui por que a erosão estava avançando para a rua. Com a chegada das equipes ficamos muito aliviados. Queremos agradecer a prefeitura por ter olhado pelo nosso bairro”, contou a moradora.

Texto: Isabella Siqueira/Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5rh9jM

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064