Prefeitura implanta coleta seletiva na previdência municipal

A Prefeitura de Manaus vai ampliar suas ações no trato com os resíduos gerados no âmbito da previdência municipal. Ainda neste segundo semestre, a Manaus Previdência vai implementar a coleta seletiva em suas dependências. A logística de armazenamento e os dias de coleta foram definidos nesta quarta-feira, 02/08, em reunião entre a direção da instituição e a empresa Eternal Ind. Com. Serviços e Tratamentos de Resíduos da Amazônia Ltda., que ficará responsável pela coleta e destinação dos resíduos.

“A gestão da Prefeitura de Manaus prima pela sustentabilidade e a previdência está conseguindo tornar realidade um projeto que já vem se desenhando há algum tempo por meio de outras medidas. O respeito ao meio ambiente e o uso racional dos recursos serão referências da previdência, que já é reconhecida pela sua gestão na área previdenciária”, destacou o diretor-presidente da autarquia, Silvino Vieira.

Conforme o supervisor de vendas de serviço da Eternal, Thiago Forganes, a coleta seletiva será o desfecho de um trabalho já existente na Manaus Previdência. “Percebemos que já existe uma consciência em relação ao meio ambiente, o que é muito bonito de se ver em um órgão público. Em todos os setores que visitamos para fazer um diagnóstico, percebemos a existência da cultura de se evitar descartáveis, reutilizar papel e separar o plástico. Isso facilita muito nessa parceria que estamos começando agora’’, disse.

Em um primeiro momento, serão coletados pela Eternal, papéis e plásticos. Mais adiante, será avaliada a necessidade de implantação de coleta de óleos usados, pilhas e baterias, serviço que a empresa também realiza.

A assessora técnica Márcia Assunção, responsável pelo acompanhamento do processo, informa que a coleta seletiva integra o Programa de Ação Sustentável (PAS), lançado em junho deste ano, objetivando estimular o uso racional dos recursos gerando, assim, economia aos cofres públicos. Como parte do processo, a instituição municipal vai elaborar uma lista de procedimentos para a segregação, coleta e destinação de Resíduos, acompanhada de campanhas de conscientização para os servidores e terceirizados. “A partir daí, vamos disponibilizar coletores nas áreas estratégicas, separando reciclável de orgânico. A Eternal ficará responsável pelo recolhimento dos papéis e plásticos”, disse, acrescentando que a parceria entre a empresa e a previdência não representará nenhum custo para esta última.

TRAJETÓRIA

A coleta seletiva é mais um capítulo de um processo racional e sustentável que vem sendo implantado na previdência municipal desde 2013. Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED (mais econômicas e duradouras); redução de uso de descartáveis e substituição de documentos impressos por digitais, entre outros, são exemplos de procedimentos que alcançam todo o quadro de servidores da autarquia.

Está em curso na instituição a redução do consumo de energia, participações em ações que promovam o bem-estar ambiental e a ampliação da arborização em torno do perímetro do órgão, que já recebe visitas de animais silvestres, como macacos da espécie Saimiri sciureus (macaco de cheiro), tucanos e pica-paus.

Também participaram da reunião a diretora de Administração e Finanças, Lyvia Guimarães, da Manaus Previdência, e a técnica Brenda Lopes, da Eternal.

Texto: Kamila Cavalcante

Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: (92) 3186-8029