Notícias

Prefeitura finaliza projeto para conter erosões na Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus finalizou a estabilização dos taludes na área de abrangência do Projeto de Urbanização e Revitalização da Ponta Negra. Após várias ações que visam conter, definitivamente, os trechos de erosões, o projeto foi concluído com plantio de gramas, por meio da ação de semeadura.

 

As erosões causadas pelos fenômenos naturais que ocorriam no leito do rio, na parte da encosta que dá acesso ao Rio Negro, causavam uma série de transtornos aos frequentadores da praia. A ação para conter a erosão não faz parte do contrato da reforma da segunda etapa do Complexo Turístico Ponta Negra com a construtora Mosaico Engenharia. Por isso, toda a obra de contenção foi executada com recursos oriundos do Financiamento CAF-Prodetur, em parceria com Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e fiscalizada pela Unidade Executora de Projetos (UEP).

 

De acordo com a superintendente da Seminf, Maiza Guedes da Silva, entre os serviços realizados no local, foram executados trabalhos topográficos, escavações, serviços de drenagens, contenções de solo cimento ensacado e compactado, além de serem criados dissipadores de energia, uma espécie de descida d’água de aterros em degraus para melhor escoamento das águas, e ainda criação de sarjetas triangulares em concreto para conter a erosão, entre outras ações.

 

“No local também foi reposicionado um emissário de água, para proteger e estabilizar as margens do rio, além da construção de um muro. Finalizamos tudo com a aplicação da grama, por meio da semeadura, e os tapumes que isolavam a área foram removidos. Agora a população já pode desfrutar da paisagem que é o cartão-postal da cidade”, afirmou Maiza.

 

Gabriel Marques, de 26 anos, é engenho civil e sempre passeia pela orla com a com a família. Ele explica que os riscos de desabamento que ele observava no passado hoje já não existem mais. “Antes a gente via que existiam vários trechos com desabamentos de terras, o que me deixava sempre muito inseguro quando eu vinha com a minha família. Hoje a realidade é outra e eu vejo que a prefeitura tem feito um ótimo trabalho, é possível caminhar tranquilo com a namorada e o cachorro desfrutando dessa vista maravilhosa” disse.

 

O Plano de Manutenção da Praia da Ponta Negra está sob a responsabilidade do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A empresa Compasso Construções e Reformas foi contratada por meio da licitação para ficar responsável pela manutenção da praia.

 

Texto: Liliane Costa / UEP-Seminf
Fotos: Karla Vieira / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskQujKdU
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse