Prefeitura faz reforço da coleta seletiva na CMM

Mais de 450 servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberam, na manhã desta quinta-feira, 30/3, agentes de conscientização da Prefeitura de Manaus para um trabalho de reforço da coleta seletiva de resíduos no local. A ação, solicitada pela própria Casa Legislativa para assegurar a manutenção da Certificação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004) no local, servirá ainda para orientar os novos funcionários sobre a atividade.

Segundo Leôncio Oliveira, coordenador do Programa ISO Câmara, o treinamento deve ajudar os servidores a cumprir as metas da certificação. “Estamos esperando uma auditoria em julho e todos os servidores precisam estar aptos a responder aos questionamentos que demonstrem seu conhecimento sobre as atribuições necessárias à manutenção do selo”, explicou.

Implantada em meados de julho de 2016 pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a coleta seletiva de resíduos recicláveis na CMM foi bem aceita pelos parlamentares, que vêm cumprindo a missão de separar parte dos resíduos gerados na Casa para destinar à reciclagem. No entanto, segundo Leôncio Oliveira, a chegada de novos funcionários, neste início de ano, demanda um reforço nas orientações. “Estamos com novas equipes trabalhando na Câmara e queremos estender a ação e envolver a todos, pois é responsabilidade de todos nós mudar os hábitos e cuidar do lixo que geramos”, afirmou.

A agente de sensibilização, Theulyane da Silva Cruz, disse em palestra no auditório da CMM explicou sobre a importância dessa separação residual, tanto para a limpeza do local e da cidade, quanto para a geração de emprego aos catadores, principais beneficiados com a reciclagem. “Hoje Manaus possui grupos bem consolidados de catadores que têm nesse material que separamos o bem mais precioso para seu trabalho. Por isso é importante que todos façamos nossa parte. Não custa nada para nós e representa tudo para esses trabalhadores”, explicou.

Coleta seletiva na CMM

Atualmente, os resíduos separados pela CMM são recolhidos todas as sextas-feiras pela Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa). Segundo o catador Raul Lima, presidente da entidade, a Casa Legislativa gera cerca de 300 a 400 quilos de materiais recicláveis por mês. “Além do material gerado, existe também o exemplo que a Casa dá para outros órgãos. É um estímulo para que um dia tenhamos mais pessoas separando o lixo e beneficiando muitos trabalhadores”, ressaltou.

Fotos: Divulgação CMM

Disponíveis em: https://flic.kr/p/Td8vaF

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014