Notícias

Prefeitura faz acompanhamento de saúde para beneficiários do Bolsa Família

A Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 45 (UBSF – S 45), que atende a população do bairro Petrópolis (zona Sul), reuniu nesta quinta-feira (23/03), um grupo de 28 famílias para realizar o acompanhamento em saúde exigido pelo Programa Bolsa Família.

 

A atividade aconteceu no Centro de Convivência da Família André Araújo, das 8h às 11h, e contou com o apoio da Pastoral da Saúde e de acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), cursando a disciplina Saúde Comunitária.

 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informa que o município de Manaus tem cadastrado um total de 116.237 famílias no Programa Bolsa Família.

 

“O beneficiários do programa realizam o acompanhamento das condicionalidades de saúde a cada seis meses nas UBSs de referência. É um trabalho orientado pelo prefeito Arthur Neto para fortalecer e facilitar o acesso da população aos serviços da rede municipal, principalmente no que se refere à prevenção de doenças e às ações de promoção da saúde”, afirma Homero de Miranda Leão.

 

As UBSs realizam o acompanhamento do Bolsa Família em qualquer período do ano. A primeira vigência vai de janeiro a junho e a segunda de julho a dezembro.

 

A enfermeira Rosineide Padilha Lopes, coordenadora da ação organizada pela UBSF – S 45, explica que o acompanhamento consiste em ações como a atualização do cartão de vacina, na avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças e do pré-natal das gestantes, além da oferta de serviços como a realização de exames laboratoriais de rotina e de preventivos.

 

“A equipe da UBSF – Sul 45 também busca estabelecer parcerias com instituições localizadas no mesmo território de atuação para o atendimento integral do paciente. Caso a Unidade de Saúde identifique, por exemplo, um paciente com obesidade, pode encaminhar para o atendimento no Centro de Convivência da Família André Araújo, instituição que conta com um educador físico que trabalha com grupos para a prática de atividade física”, explica a enfermeira.

 

Há seis anos inserida no programa Bolsa Família, a dona de casa Erica Colares, de 36 anos, compareceu com o filho de seis anos para fazer o acompanhamento de saúde na ação promovida pela UBSF – Sul 45. Ela garante que as ações desenvolvidas dentro do programa têm facilitado o acesso aos serviços de saúde.

 

“A equipe de saúde realiza visitas na minha casa, agendando consultas e a realização dos exames necessários, atualizando o cartão de vacina. São ações importantes que ajudam a prevenir doenças”, garante Érica Colares.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Fotos: Assessoria Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWCrUXV

 

 

Depto. de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse