Prefeitura executa obras de rip-rap para conter erosões em leitos de igarapés

Para evitar desmoronamentos neste período de chuvas, a Prefeitura de Manaus está realizando ações de rip-rap em diversos bairros. Somente nesta terça-feira, 21/2, os serviços estão concentrados nas ruas Cipó Tuíra, na comunidade João Paulo e 31 de Maio, no Tancredo Neves, na zona Leste; e Isaias Filho, no Santa Etelvina, e São Bento, no bairro Florestal, na zona Norte. No total, 80 metros de muretas de contenção serão construídos.

O trabalho, determinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, é uma técnica alternativa para estabilização de taludes e contenção de encostas no leito dos igarapés, estabelecendo o equilíbrio natural nos períodos de fortes chuvas.

“As atividades da prefeitura não são sazonais. Temos trabalhado para assegurar melhores condições de vida para os moradores que vivem em áreas de risco. As obras de contenção de rip-rap, drenagem e canalização estão sendo realizadas pelas equipes da Seminf em parceria com a Defesa Civil”, explicou o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto.

A identificação dessas áreas, onde as necessidades emergencias de atuação são necessárias, é feita com o importante apoio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), além dos distritos de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Em conclusão

Na rua Cipó Tuíra, a obra já entra em fase de conclusão. O rip-rap já está implantado e agora os serviços ficam por conta das limpezas e desobstruções da rede de drenagem, e logo em seguida a via será asfaltada para o tráfego de veículos e pedestres.

Para quem mora na região, a chegada das equipes da prefeitura veio como um alívio. No bairro há 25 anos, o comerciante Ricknelson Barreto conta que a preocupação das famílias era constante, pois a cada chuva, o buraco no local aumentava e a circulação de carros ficava comprometida. “Era preocupante a situação. Agora, com a chegada das equipes da prefeitura e o trabalho concluído, vamos ter mais segurança e o fluxo de veículos voltará ao normal”, ressaltou.

Os três outros serviços – nas ruas 31 de Maio, Isaias Filho e São Bento – têm o prazo estimado de 50 dias para conclusão.

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskPr7CTj

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064