Prefeitura entrega Parque da Juventude Titio Barbosa no bairro Parque Dez

Mais um Parque da Juventude foi inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto na noite desta quarta-feira, 19/7. Desta vez, o espaço contemplado foi a área verde do Conjunto Castelo Branco 2, no Parque Dez, divisa com o Bairro da União, na zona Centro-Sul. O local agora possui pista de caminhada, playground, quadra de futebol, academia ao ar livre, além do reforço na arborização e paisagismo, com o plantio de 621 mudas de espécies arbóreas (florestais e frutíferas) e de 4.018 ornamentais.

O Parque da Juventude Titio Barbosa tem 9.916m² e foi a quarta área verde revitalizada pela Prefeitura de Manaus para promover a revalorização de espaços protegidos, antes degradados, a partir de medidas compensatórias. Neste caso, a obra foi viabilizada por meio de medida compensatória firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e as construtoras Colmeia e RD Engenharia, no valor de R$ 860 mil.

A área verde do Castelo Branco 2 fica situada entre as ruas 39 e 42, na fronteira com o Bairro da União. Além dos equipamentos de lazer, o parque conta com iluminação de LED instalada pela Unidade Gestora de Energia da Prefeitura, com 30 postes de iluminação, entre luminárias e decorativas.

“Esse aqui é um parque belíssimo custeado por empresas através de medidas compensatórias, ou seja, custo zero para a prefeitura. O projeto foi todo idealizado por nós, tudo feito do bom e do melhor e tenho certeza de que a população irá zelar por isso”, disse o prefeito.

O parque atende a um anseio antigo das duas comunidades, que temiam pela insegurança dos moradores e o risco iminente de invasão do local. A área vinha sendo alvo também da ação de marginais e não possuía iluminação.

O trabalho de recomposição vegetal do Parque da Juventude Titio Barbosa foi uma das primeiras ações desenvolvidas na área. O plantio começou com a arborização de todo o entorno da pista de caminhada, que tem 780 metros lineares. A vegetação proporcionará sombreamento e conforto térmico para os caminhantes.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, o parque vai beneficiar as comunidades do bairro da União e do Conjunto Castelo Branco 2, levando atividades de lazer e esporte, que permitem a reaproximação da comunidade com a área verde.

“Essa é mais uma intervenção de proteção de área verde que realizamos. Essa área de quase dez mil metros além de tudo que oferece para o lazer e a pratica de esportes, também traz uma horta comunitária. A Semmas deu curso para as pessoas do entorno para cuidarem desta horta que possui mais de dez plantas medicinais”, disse o secretário.

A Semmas já entregou áreas verdes revitalizadas nos loteamentos Campo Dourado (1) e Nascentes das Águas Claras (2). Já foram realizadas visitas técnicas às áreas verdes dos loteamentos Renato Souza Pinto, Santos Dumont, Hileia, Ajuricaba, Belvedere, Campos Elíseos, Bem Hur, Manoa, Flamanal, Castanheiras e Augusto Montenegro.

As intervenções de plantio na área foram realizadas em três etapas: arborização dos passeios públicos, jardinagem e, por fim, o reflorestamento de um trecho maior da área verde com espécies florestais e frutíferas. O local vai contar também com um canteiro de plantas medicinais com a finalidade de estimular na população o gosto pelo conhecimento acerca da flora amazônica. Os canteiros serão identificados por placas e serão mantidos pela própria comunidade, com dez espécies plantadas.

Titio Barbosa

João Barbosa, conhecido como Titio Barbosa, foi um ícone do rádio e TV local nos anos 60 e 70. Falecido em 2005, apresentou “O Teatrinho Infantil”, na Rádio Rio Mar, onde contava lindas histórias que atravessavam gerações. Também realizava passeios e animava festas escolares infantis. Ele eternizou no coração das crianças o conto da Dona Baratinha. Morava na Rua 10 de julho e era proprietário da Escolinha Bambi.

Em 27 de setembro de 2011, foi sancionada a Lei 1.592 que denominou a área verde localizada entre as ruas 37 e 42 do Conjunto Castelo Branco 2, no Parque Dez, de Parque Titio Barbosa, o que deu origem, também, ao nome do Parque da Juventude.

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm4SXwZX

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684