Notícias

Prefeitura entrega alimentos para indígenas venezuelanos do Centro

Sessenta indígenas da etnia Warao, que residem em uma casa localizada na avenida Tarumã, no Centro, receberam, na tarde desta segunda-feira, 10/7, alimentos da Prefeitura de Manaus para ajudá-los no dia a dia. A doação foi de 30 quilos de açúcar, 60 quilos de arroz, 70 quilos de macarrão, dez quilos de sal, 40 quilos de farinha de trigo e 20 litros de óleo. No último fim de semana foram entregues também seis caixas de frango.

 

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, explicou que a doação vai atender o consumo semanal dos indígenas. “Nós estamos atuando dentro de um plano de trabalho que desenvolvemos de assistência a essa população aqui na cidade. No começo de junho conseguimos recursos por meio da reprogramação de um co-financiamento estadual e assim passamos a subsidiar a manutenção do abrigo temporário desses indígenas venezuelanos. Estamos dando a devida assistência a eles”, explicou.

 

Segundo o secretário, com o recurso que deverá ser repassado pelo Governo Federal até a próxima sexta-feira, 14/7, um plano de ação será traçado com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus para que o trabalho assistencial continue a essa população.

 

Co-financiamento Federal

Em meados de junho, foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) um documento relatando a situação vivida pelos indígenas venezuelanos que residem no centro da cidade. Em reuniões recentes, com participação do Ministério Público Federal, governos Estadual e Municipal, o Governo Federal sinalizou o repasse de R$ 720 mil para manutenção das famílias venezuelanas no que diz respeito à alocação de casas, alimentação, material de limpeza e higiene pessoal para o período de seis meses.

 

O plano será executado pela Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

 

Aprovação

Na última sexta-feira, 7/7, em reunião promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), com representantes do MDS, da Casa Civil da Presidência da República e da Fundação Nacional do Índio (Funai), a União garantiu o recurso federal destinado ao atendimento aos indígenas venezuelanos Warao.

 

O MPF informou que uma nova reunião deve ocorrer no dia 27/7 para colocar em pauta a construção de estratégias que deem continuidade ao plano emergencial de acolhimento.

 

Texto: Alexsandro Machado/Semmasdh

Fotos: Marinho Ramos/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskZ81gvZ

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse