Prefeitura destaca medidas de trânsito seguro para ciclistas e pedestres no Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro comemorado nesta sexta-feira, 22/9, foi lembrado pela Prefeitura de Manaus com atividades que buscam a mudança de comportamento no trânsito e a segurança para ciclistas e pedestres.  As ações que fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito na cidade incluíram palestras sobre o tema e um passeio ciclístico noturno que incentivou o uso da bicicleta.

O prefeito Arthur Virgílio Neto chamou a atenção para a data e destacou a importância na busca de outras opções de locomoção.

“Temos a preocupação com o trânsito seguro também para o modal bicicleta. Queremos avançar com as organizações que sustentam esses modais para que sejam incluídas medidas necessárias, como ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, que ofereçam  opções de circulação com segurança”, destacou.

Palestra

Educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) levaram a mensagem sobre o Dia Mundial sem Carro aos frequentadores do Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), bairro da Cachoeirinha, Zona Sul.  O educador e agente de trânsito Francisco Rodrigues, falou para adultos e crianças.

“O Dia Mundial sem Carro é propício para que todos nós busquemos outras formas de mobilidade. As pessoas que acompanham esta palestra mostram que estão dispostas a adotar práticas saudáveis de locomoção”, observou.

A palestra destacou ainda que a carona solidária, além de substituir a imagem do carro que transporta somente uma pessoa, pode contribuir para a melhor qualidade de vida do ser humano e do planeta. No caso dos pedestres, o educador destacou que uma caminhada ajuda o meio ambiente e proporciona mais saúde.

Francisco Rodrigues aproveitou para lembrar as atitudes de segurança ao atravessar a rua. “Não esqueçam de fazer o ‘sinal da vida’. Antes de atravessar a rua, levante o braço para ser visto pelo condutor. Somente quando os carros pararem, atravesse com segurança”, ensinou o educador para a plateia.

No período noturno foi programado um passeio ciclístico para lembrar a data e encerrar a programação da Semana Nacional de Trânsito. Os ciclistas incluíram o itinerário do Parque 10 de Novembro até o Parque das Laranjeiras.

Fotos: Janilson Mendonça/LBV

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047