Prefeitura desloca equipes para atender vítimas de explosão e de soterramento neste sábado

Uma força-tarefa da Prefeitura de Manaus foi deslocada, na tarde deste sábado, 29, para o Beco Leon, na Rua da Prosperidade, na Compensa 2, zona Oeste de Manaus, onde cinco pessoas de uma mesma família ficaram feridas após explosão. Além das equipes dos órgãos municipais, o próprio prefeito Arthur Virgílio Neto foi ao local e determinou que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) auxiliasse as vítimas com a assistência necessária.

Moradores informaram que Jorge Menezes, 23, a mulher dele identificada apenas como Gilmara, 28, e os três filhos, de 12, 7 e 5 anos, ficaram feridos após um botijão de gás ter explodido e destruído a casa onde moravam. De acordo com a cunhada de Jorge, Marinete dos Santos, de todos, somente o casal e o filho adolescente seguem agora hospitalizados no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Serviço de Pronto-Atendimento de Urgência (SPA) Joventina Dias, na Compensa.

Após ser informado sobre a explosão, o prefeito determinou que o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, e equipes das secretarias Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf) fossem ao local para auxiliar nos trabalhos. De acordo com Arthur Virgílio, a prefeitura vai garantir às famílias toda a assistência necessária.

“Estamos com uma força-tarefa da prefeitura aqui dentro para darmos uma resposta imediata, na hora, para as pessoas que foram vitimadas e perturbadas por esse acidente que, infelizmente, poderia acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar”, afirmou o prefeito.

O secretário Elias Emanuel informou que a Semmasdh realizou um levantamento técnico na área. Segundo ele, foi identificada a necessidade da inclusão de duas famílias no auxílio aluguel. Elas também devem receber benefícios eventuais, auxílio alimentação e outros itens. “Vamos acompanhar essas pessoas, a recuperação delas”, garantiu Elias.

Soterramento

Além deste caso, a Prefeitura de Manaus também direcionou seus órgãos para atender a ocorrência de soterramento de um homem identificado como Rosinaldo Gomes, no Grande Vitória, na zona Leste. A vítima trabalhava na construção do muro de um imóvel quando foi atingida pelo deslizamento de barro, ficando cerca de dez minutos soterrada.

Técnicos da Defesa Civil realizaram a vistoria no local e avaliaram que o imóvel em questão está em bom estado de conservação, porém o sinistro ocorreu em virtude de uma escavação de aproximadamente seis metros de profundidade, onde é realizada a construção do muro de contenção. A vítima sofreu pequenas lesões e foi levada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital João Lúcio, na zona Leste.

Fotos: Alex Pazuello

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskYGrKo5