Prefeitura de Manaus retorna aos locais de plantio para sensibilização ambiental dos moradores

Com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre a importância da manutenção das mudas arbóreas e ornamentais plantadas nos logradouros públicos, a Prefeitura de Manaus está retornando aos locais que foram alvo de ações de plantio associado de árvores e jardins durante a Semana da Árvore 2017. Uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou na manhã desta quarta-feira, 27/9, a abordagem aos moradores da rua Diomar Cunha, no conjunto Arthur Reis, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

No local, foram plantadas mais de 400 mudas, entre espécies florestais e ornamentais, no último dia 21. Na nova fase de implementação, o programa Arboriza Manaus está incluindo o plantio de canteiros com flores e folhagens complementando a paisagem nas vias públicas, por orientação da primeira-dama Elisabeth Valeiko.

O trabalho de manutenção, informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson Oliveira Júnior, já é feito comumente pelas equipes do programa Arboriza Manaus e deverá ser intensificado com o início da nova fase do projeto. “O trabalho visa evitar as perdas por vandalismo e ocupações irregulares dos canteiros centrais, o que pode ocasionar danos aos jardins, e principalmente fazer com que a população seja nossa parceira na iniciativa de tornar Manaus uma cidade ainda mais bonita”, explicou o secretário Antonio Nelson. Segundo ele, o retorno aos locais de plantio também atende a orientação do prefeito Arthur Virgilio Neto e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

A equipe da Divisão de Educação Ambiental (Diea) realizou o trabalho de porta a porta, conversando com os moradores e explicando como eles podem colaborar com a manutenção dos jardins. O chefe da Diea, Raimundo Araújo, explica que as pessoas estão reagindo de forma satisfatória às abordagens e se prontificando a ajudar. “Todos os moradores disseram ter ficado felizes com o plantio realizado no local e receberam material informativo sobre os benefícios da arborização, além de orientação sobre irrigação e função dos tutores para as mudas arbóreas”, afirmou. O trabalho será realizado em cada área onde tiverem sido realizadas ações de plantio.

Flores e frutas

Durante a Semana da Árvore, foram plantadas, no total, 1.411 mudas, sendo 161 arbóreas e 1.250 ornamentais. As intervenções ocorreram na área de intervenção do Prosamim, no bairro do Educandos, zona Sul; na praça Viver Melhor, conjunto Jardim Oriente, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul; no canteiro central da rua Diomar Cunha, conjunto Arthur Reis, Parque 10 de Novembro; e na área verde do conjunto Jardim de Versalles, Planalto, zona Oeste. Nesta última, foram plantadas mudas frutíferas, dando início ao projeto Pomares Urbanos, dentro do Arboriza Manaus, que visa contemplar áreas verdes com o plantio de espécies que dão frutos.

Fotos: Divulgação / Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684