Notícias

Prefeitura de Manaus realiza formatura dos alunos participantes do ‘Projeto Defesa Civil na Escola’

Levar às comunidades situadas em áreas de risco, orientações e noções de prevenção e proteção junto aos alunos das unidades de rede municipal de ensino é a proposta do Projeto “Defesa Civil na Escola” que formou, na manhã desta sexta-feira, 1º/12, mais de 300 alunos como novos defensores comunitários.

 

O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Participaram do evento, o vice-prefeito de Manaus e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, o secretário municipal Chefe da Casa Militar, Darcelo Cavalcante, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, além das diretorias da escolas participantes do projeto e os representantes das secretarias municipais parceiras que atuaram na elaboração do projeto.

 

Na oportunidade, Rotta destacou a importância da atuação do projeto na rede municipal de ensino. “Hoje nós estamos reativando esse projeto, que é um projeto muito importante, e mais do que isso, nós estamos fazendo história na cidade de Manaus, porque hoje a Defesa Civil passa a ter 300 novos integrantes, que vão ajudar a fazer a diferença em nossa cidade”, ressaltou.

 

De acordo com Cláudio Belém, o projeto busca trabalhar junto às crianças as situações de percepção de risco na comunidade onde residem. “Para isso está na programação noções de Defesa Civil, meio ambiente, primeiros socorros e uma aula prática, com visita em uma situação de risco, próximo à escola fazendo o comparativo do material passado nas aulas e a identificação em campo de uma área de risco”, explicou.

 

Para a diretora da Escola Municipal Eliana Pacheco, contemplada pelo programa, Rosanna Agahnejad, o projeto atuou como uma ótima oportunidade de esclarecimento e orientação aos alunos e professores residentes na comunidade. “A escola ficou muito feliz em receber o programa da Defesa Civil que orientou as crianças e o corpo docente de forma educativa e consciente, ajudando na prevenção e atuação em áreas de risco”, salientou.

 

Ao receber seu certificado, a aluna Maria Juliana, de 11 anos, ressaltou que participar do projeto foi muito importante para sua conscientização e de sua família, residente em área de risco. “Foi muito bom participar do projeto, todas as aulas e instruções que tivemos vai ajudar bastante nas nossas atitudes de prevenção e proteção em áreas de risco”, ressaltou.

 

Sobre o projeto

Na edição deste ano de 2017, o Projeto Defesa Civil na Escola teve como público alvo alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais, localizadas na Comunidade Santa Inês e no bairro Cidade de Deus. O programa atuou na orientação de estudantes e professores sobre noções de Defesa Civil, percepção de riscos, educação ambiental e ações e prevenções de desastres.

 

As atividades foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Limpeza Pública (Semulsp), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Manaus Ambiental, Guarda Municipal e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Alfa-Manaus.

 

Texto: Janaina Karla / Ascom Casa Militar

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsky6PYye

Assessoria de Comunicação Casa Militar/Defesa Civil

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse